Decisão partidária
PP e União Brasil punem ministros que mantiveram cargos após rompimento com o governo
Por Julia Fernandes Fraga - Em 09/10/2025 às 12:20 AM

Ministros do Turismo e do Esporte se mantêm no Governo Lula. Foto: Montagem/Agência Brasil
Os partidos Progressistas (PP) e União Brasil, da Federação União Progressista, anunciaram nessa quarta-feira (8) punições aos ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino, por descumprirem a orientação de entregar os cargos após a saída das legendas da base do governo.
Fufuca
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), informou que Fufuca foi afastado de todas as decisões internas e da vice-presidência nacional. O partido também fará intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando local. Em nota, o PP reafirmou que “não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.
Fufuca, por sua vez, declarou que sua fidelidade é “primeiramente ao povo que confiou o seu voto” e que seguirá “lado a lado com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Disse ainda que seu trabalho está acima de “quaisquer disputas partidárias” e que continuará focado em “entregar políticas públicas eficazes”.
Ver essa foto no Instagram
Sabino
O União Brasil suspendeu Celso Sabino de suas atividades partidárias por 60 dias e determinou intervenção no diretório estadual do Pará. A legenda afirmou que o caso será analisado pelo Conselho de Ética e reiterou compromisso com “transparência e coerência com seus princípios e valores”.
O ministro do Turismo se manifestou sustentando que permanece no cargo “pelo bem do turismo e pelo bem do povo Pará”.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























