reunião pode selar acordo

Prefeito Evandro pretende conquistar apoio total da bancada municipal do PDT

Por Oceli Lopes - Em 09/03/2025 às 7:17 PM

1 Whatsapp Image 2024 10 14 At 12 34 10 30857110

Presidente do PDT/CE, deputado André Figueiredo, e o prefeito Evandro Leitão. Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), tem reunião marcada para esta segunda-feira 10, pela manhã, no Paço Municipal, com a bancada do PDT na Câmara de Vereadores.

O objetivo do encontro é tentar o apoio integral do grupo, formado por 8 parlamentares, à gestão municipal. Atualmente, seis estão na base aliada e dois – Jânio Henrique e PP Cell – fazem oposição.

Evandro, até bem pouco tempo, era filiado ao PDT, mas se mudou para o PT – Partido dos Trabalhadores para disputar a Prefeitura de Fortaleza. E os pedetistas apoiaram, no primeiro turno das eleições, o prefeito José Sarto (PDT) que tentava a reeleição. No segundo turno eles se dividiram entre os candidatos Evandro Leitão (PPT) e André Fernandes (PL), que foi derrotado.

O assunto adesão ao governo petista já foi tema de discussão em encontro recente dos vereadores com o presidente estadual do partido, o deputado federal André Figueiredo, que deve participar da reunião.

Um dos pedidos do grupo pedetista é para os vereadores ocuparem cargos na gestão e, com isso, possibilitar a convocação de suplentes para a Câmara Municipal.

O PDT já participa da gestão municipal com três cargos: Secretaria-executiva da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura com Iraguassú Filho (suplente de vereador); Secretaria Executiva Regional VII com Francisco Ibiapina; Administração do Estádio Municipal Presidente Vargas, com Bruno Alves.

Os vereadores do PDT são: Adail Junior, Dr. Luciano Girão, Gardel Rolim (presidente da Mesa Diretora -2023/2024); Jânio Henrique (irmão do deputado estadual Antônio Henrique), Kátia Rodrigues, Marcel Colares (líder da bancada), Paulo Martins e PP Cell.

Pedro Matos

Embora existam informações de bastidor de que o prefeito Evandro queria o vereador Pedro Matos (Avante) na base de apoio à administração, Pedro diz, no entanto, que atualmente sua posição política é de independência. “Eu não oficializei nem apoio à gestão, também não me formalizei junto ao bloco de oposição. Estou no perfil de independência”, esclareceu o parlamentar, que é filho do ex-deputado federal, Raimundo Gomes de Matos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder