Iniciativa do Governo Federal
Prefeitos de todo país se reúnem em Brasília para encontro nacional
Por Oceli Lopes - Em 10/02/2025 às 3:59 PM

Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF. Foto: Agência Brasil.
A partir desta terça-feira (11) até quinta (13), Brasília será palco do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, evento que reunirá os gestores públicos eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o encontro visa aproximar as prefeituras dos órgãos governamentais, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos fundamentais para a administração municipal.
A abertura contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros. Durante os três dias de evento, mais de 170 atividades simultâneas serão realizadas, abrangendo temas como diretrizes dos programas do governo federal, gestão financeira e administrativa dos municípios, enfrentamento de mudanças climáticas e desastres naturais.
Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal
Fortalecer parcerias
Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a iniciativa visa assegurar uma transição eficiente para os novos prefeitos, garantindo a continuidade das políticas públicas e fortalecendo as parcerias entre os municípios e o governo federal.
“O governo federal entende que esse processo de transição é essencial para a gestão pública, e este evento é uma oportunidade para preparar os prefeitos para os desafios que virão”, destacou a pasta.
O evento, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e conta com a correalização da Associação Brasileira de Municípios (ABM), além do apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A expectativa é reunir mais de 20 mil participantes, consolidando o evento como um dos mais importantes para a administração pública municipal do País.
Com informações da Agência Brasil.
Mais notícias
MERCADO FINANCEIRO




























