Atividades municipais

Prefeitura amplia ações de saúde e mobilidade com projetos Cardio Fortaleza e Paradinha

Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/01/2026 às 2:42 PM

Cardiopreffor

Projeto Cardio foi lançado nesta terça, 13, na Capital. Fotos: Beatriz Boblitz/PMFor

A Prefeitura de Fortaleza lançou nesta terça-feira (13) o Projeto Cardio Fortaleza – voltado à prevenção e ao cuidado cardiovascular – enquanto ontem (12), inaugurou a primeira Paradinha, espaço de apoio para motoristas e motociclistas por aplicativo.

Projeto Cardio Fortaleza

Fortaleza tem 376.307 pacientes em tratamento de hipertensão pelo SUS e distribuiu mais de 110 milhões de comprimidos cardiovasculares em 2025. Nesse contexto, o projeto integra os programas FORtaleCE e Saúde que Cuida Fortaleza e contará com 57 estandes itinerantes que levarão serviços de prevenção às regionais da cidade, funcionando nas ruas e nos postos de saúde.

“Criamos o Projeto Cardio Fortaleza para ampliar a prevenção e fortalecer o cuidado com as pessoas que sofrem de hipertensão e doenças do coração”, destacou o prefeito Evandro Leitão (PT). A iniciativa inclui a implantação de eletrocardiogramas nos 134 postos e ações para identificar precocemente riscos de AVC e infarto.

Os “Cantinhos Cardio” ofertarão aferições e orientações sobre hábitos saudáveis. Os kits foram doados pela Beneficência Portuguesa e pela Novartis. Mais de 1.500 profissionais deverão participar das ações.

Paradinha no Papicu

Paradinhapreffor

Durante a entrega, o prefeito falou sobre “garantir mais conforto, segurança e respeito aos profissionais”

Nessa segunda (12), foi inaugurada a primeira Paradinha, apresentada como compromisso de campanha do prefeito e ação integrada também ao Programa FORtaleCE. Para o prefeito Evandro, “a entrega da Paradinha marca o início de uma nova forma de cuidar” dos motoristas de aplicativo, sobretudo motociclistas.

Instalado sob o viaduto entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Santos Dumont, o espaço conta com área de descanso; banheiros; hidratação; armários; totens de carregamento; calibrador de pneus; e vagas sinalizadas. A estrutura funcionará 24 horas, sendo monitorada e usando biometria facial a partir de fevereiro.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) instalou ainda sinalização e estruturou sala multiuso com orientações e cursos de direção defensiva. Segundo a Etufor e a AMC, o equipamento amplia segurança e apoio aos trabalhadores, estando previstas mais seis Paradinhas. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder