GESTÃO PÚBLICA
Prefeitura de Fortaleza amplia o papel das Regionais e acelera resposta às demandas diretas da população
Por Marlyana Lima - Em 09/07/2025 às 2:13 PM

Prefeito de Fortaleza, Evando Leitão, anunciou as novas diretrizes de descentralização da gestão na Capital – Foto: Beatriz Boblitz
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (9), no Paço Municipal, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, apresentou os avanços e diretrizes do plano de retomada da autonomia das Secretarias Regionais. A medida, que integra a reforma administrativa da Prefeitura, tem como foco descentralizar a gestão, aproximando os serviços públicos da população e garantindo mais agilidade nas respostas às demandas locais.
O processo de reestruturação está sendo conduzido de forma estratégica e gradual, com prioridade para a redução da burocracia e o fortalecimento do atendimento territorializado. “Esses primeiros meses serviram para que nós nos apropriássemos da gestão, compreendendo a situação dos órgãos do município, e com as Regionais não foi diferente. Elas foram incluídas na reforma administrativa, considerando também a questão financeira. Não adianta dar autonomia sem garantir recursos para as ações”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo Evandro Leitão, os resultados já começaram a aparecer, principalmente na área de limpeza urbana. “Seguindo o plano, logo com 90 dias de gestão, começamos a empoderar as Regionais e já temos notado os resultados. Ainda está longe do que queremos atingir, mas já percebemos a cidade mais limpa. Cabe lembrar que, para isso, também precisamos da ajuda da população, fazendo o descarte de lixo de forma correta”, acrescentou.
Coordenação de serviços essenciais
Com a nova estrutura, as Regionais passaram a coordenar serviços essenciais, como zeladoria urbana, manutenção de praças, parques, ruas e avenidas, iluminação pública, podas e limpeza de espaços públicos, além da administração de equipamentos como Areninhas e sedes de órgãos municipais. Atualmente, 318 garis fixos atuam em regiões estratégicas da cidade, de acordo com a densidade de equipamentos.
Nos seis primeiros meses da atual gestão, as 12 Regionais contabilizaram 50.295 atendimentos protocolados, consolidando-se como o principal canal de entrada para os serviços municipais. Nesse período, também foram executadas 2.615 ações de infraestrutura, como recuperação de asfalto e drenagem, 3.636 ações de limpeza urbana e 9.550 serviços de poda de árvores, além do recolhimento de 524 árvores caídas.
Apoio às diretrizes

Leo Couto, presidente da Câmara, destacou o impacto da descentralização
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto, destacou o impacto da descentralização promovida pela gestão. “Antes, a população chegava para fazer uma reclamação, abria um protocolo e não era feito absolutamente nada. Então, realmente eram meras ouvidorias. E o que o prefeito colocou hoje, que ele está imprimindo na sua gestão, é a retomada da autonomia das regionais na sua essência. Elas foram criadas exatamente para descentralizar o acesso da população a serviços menores, como tapa-buracos, poda, reparo na iluminação”, frisou.
Para aprimorar o atendimento e qualificar o corpo técnico, a Prefeitura lançou o projeto Capacita Regionais, com formações contínuas voltadas à escuta qualificada da população, fiscalização de obras e atendimento humanizado. O projeto será desenvolvido ao longo de toda a gestão.
As Centrais de Acolhimento das Regionais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como ponto de referência para quem busca solucionar demandas do cotidiano de forma mais próxima e eficiente.
Confira os endereços:
SER 1: Rua Jangada, 740 – Barra do Ceará
SER 2: Rua Tavares Coutinho, 2215 – Varjota
SER 3: Av. Jovita Feitosa, 3090 – Parquelândia
SER 4: Rua José Felício de Souza, 2600 – Vila União
SER 5: Av. Oscar Araripe, 1030 – Bom Jardim
SER 6: Rua Santa Clara de Assis, 580 – Messejana
SER 7: Rua Atilano de Moura, 420 – Guararapes
SER 8: Rua H, 313 – Parque Dois Irmãos
SER 9: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 1650 – Barroso
SER 10: Rua Francisco Glicério, 290 – Maraponga
SER 11: Rua Rio Grande do Sul, 860 – Panamericano
SER 12: Rua 24 de Maio, 1255 – Centro
Mais notícias
Conexão Criativa



























