Ações em saúde
Prefeitura de Fortaleza amplia oferta de mamografias e avança em obras de hospital municipal
Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/10/2025 às 5:58 PM

Prefeitura de Fortaleza promove ações de saúde durante o Outubro Rosa. Fotos: PMFor
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira (15), que deve zerar a fila de exames de mamografia na rede municipal até outubro de 2026. Atualmente, cerca de 42 mil pacientes, incluídas entre 2020 e agosto de 2026, aguardam pelo exame. O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Leitão (PT), no Hospital Gonzaguinha de Messejana, durante ação da Campanha Outubro Rosa.
Segundo o prefeito, a meta será alcançada com a ampliação dos mamógrafos na rede. Além dos sete já em funcionamento, outros seis foram instalados — um em cada Hospital Gonzaguinha (Barra do Ceará, José Walter e Messejana), um no Hospital da Mulher e dois nas policlínicas dos bairros Jóquei Clube e Jangurussu.
Com os novos equipamentos, a rede passará a ofertar mais de seis mil exames por mês. Desde o início de 2025, já foram realizadas quase 25 mil mamografias.
Além das mamografias, a Prefeitura intensificou o rastreamento do câncer do colo do útero. Entre janeiro e setembro de 2025, foram realizados cerca de 79 mil exames, e a previsão é de 18 mil apenas em outubro.
Unidade em reforma

Obras do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, já finalizaram mais de 55%
Paralelamente, seguem as obras de reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, com 55% de avanço. O investimento é de R$ 30 milhões e prevê modernização completa, incluindo acessibilidade e novas instalações elétricas e hidrossanitárias.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, André Daher, o hospital contará com quatro centros cirúrgicos, 144 leitos e um centro de imagens com exames como colonoscopia, densitometria, eco/ECG, endoscopia, mamografia, raio-x e ultrassonografia. “Com a entrega do hospital, Fortaleza ganha uma estrutura moderna e eficiente, fortalecendo o atendimento da rede pública”, destacou.
Mais notícias
Trilha do weekend




























