CONTROLE

Prefeitura de Fortaleza cria comitê de transparência e governança na pandemia

Por Marcelo - Última Atualização 12 de abril de 2020

Roberto Cláudio quer transparência nas compras                             Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na tarde desta quinta-feira (9), em suas redes sociais, a criação do Comitê de Controle Interno, Transparência e Governança, garantindo a legalidade, a eficiência e os cuidados na aplicação dos recursos da Prefeitura de Fortaleza durante o período de calamidade pública.

O comitê é presidido pela titular da Controladoria Geral do Município (CGM), Luciana Lôbo, e conta ainda com o a participação de representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A atuação será direcionada para o acompanhamento das decisões dos órgãos da Prefeitura de Fortaleza envolvidos em diversas questões, como a flexibilização e a celeridade dos prazos para as aquisições de equipamentos como respiradores.

O gestor municipal também enfatizou a importância do isolamento social, reforçando a mensagem, pelo momento do feriado da Semana Santa, de que é preciso evitar a ida a outras cidades e a formação de aglomerações nos bairros da Capital.

Ele lembrou, ainda, que já estão em vigor as operações de fiscalização realizadas pelas equipes da Agefis, Guarda Municipal, Defesa Civil e AMC, com o apoio dos Agentes de Cidadania e Agentes de Endemias, com a finalidade de abordar e orientar a população para prevenir a transmissão e o contágio pelo coronavírus.

“Nada é mais sagrado que a vida da gente e a dos outros. É preciso ter consciência, e a melhor forma de prevenir é garantir o isolamento temporário, o distanciamento das pessoas na rua e evitar sair de casa, a não ser por algo extremamente necessário”, advertiu Roberto Cláudio.

Assista ao vídeo:

Seguir Juntos

Oi, pessoal. Em tempos normais, muitas pessoas já estariam viajando ou se preparando para uma Semana Santa de grandes curtições e confraternizações. Mas esta crise mundial da saúde nos coloca a responsabilidade de fortalecer o isolamento social. Não viajar, ficar em casa ao máximo e aumentar medidas de prevenção e limpeza são as medidas tomadas pela maioria das pessoas. Pelo menos por todos que desejam reduzir os riscos de perder a própria vida e de não se responsabilizar pela perda da vida de outras pessoas. Verifique abaixo se você ou alguém da sua casa faz parte do grupo de risco e atenção se sentir: febre, dores no corpo, tosse seca e com alguma dificuldade de respirar, deve procurar uma UPA da Prefeitura imediatamente. Hoje foi criado o Comitê de Controle Interno, Transparência e Governança, para aumentar ainda mais os cuidados na aplicação dos recursos da Prefeitura, que são, na realidade, recursos de toda a nossa população. #SeguirJuntos #PrefeituraEVocê #MaisAçãoPacientes considerados do grupo de risco:- Adultos acima de 60 anos com lúpus, diabetes, hipertensão ou outras doenças crônicas.- Pessoas idosas acima de 80 anos.- Mamães em resguardo ou gestantes.- Crianças com até cinco anos de idade.

Publicado por Roberto Cláudio em Quinta-feira, 9 de abril de 2020

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder