Políticas municipais
Prefeitura de Fortaleza investe em ações de cultura, saúde e inclusão social
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/09/2025 às 12:39 AM
A Prefeitura de Fortaleza, representada pela gestão de Evandro Leitão (PT), anunciou, nos últimos dias, uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da economia criativa, à inclusão social e à melhoria dos serviços de saúde, pilares defendidos desde o período de campanha do atual prefeito.
Educar para incluir

Estudantes da rede municipal estão na Semana da Educação Inclusiva. Foto: PMFor
A ação mais recente envolve a Semana da Educação Inclusiva, de 15 a 19 de setembro, promovida pela Secretaria Municipal da Educação em todas as escolas da rede. A programação da semana inclui palestras, oficinas e apresentações culturais voltadas a sensibilizar a comunidade escolar à promoção da inclusão.
“As ações pedagógicas inclusivas acontecem durante todo o ano letivo e já fazem parte da cultura escolar. Nesta semana, elas são intensificadas para dar visibilidade e ampliar o apoio à causa da inclusão”, explicou o secretário Idilvan Alencar.
Avanços na Santa Casa
Na área de saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza reabriu, desde julho, mais de 100 leitos e implantou o programa Linha de Cuidado ao Paciente 60+.

Prefeitura de Fortaleza assumiu a manutenção do hospital. Foto: Santa Casa de Misercórdia
O novo protocolo pensado pela Prefeitura prioriza atendimentos para pessoas idosas, incentiva o autocuidado e a prevenção a doenças, com atenção especial aos pacientes do serviço de urologia.
Segundo o gestor da unidade, José Erialdo da Silva Júnior, a medida integra o processo de reestruturação do hospital, que agora oferece consultas, exames e cirurgias totalmente gratuitos, além de reformas nos espaços de atendimento.
Arte manual em evidência

Lançamentos ocorreram durante a Fenacce 2025. Foto: Fenacce
No setor do artesanato, foram lançados o Programa ArteFor – Mãos, Corpo e Alma, o Fundo Municipal de Apoio à Arte (Fumdarte), e o selo ArteFor de produção, durante a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que ocorreu de 9 a 14 de setembro no Centro de Eventos do Ceará.
A previsão é de que o programa irá beneficiar cerca de cinco mil artesãos, que passam a contar, ainda, com um espaço permanente para comercializar seus produtos.
“O ArteFor nasceu para valorizar a tradição, mas também para projetar o futuro. Vamos transformar o fazer artesanal em empreendedorismo, inovação e inclusão social, garantindo que cada peça seja também símbolo de dignidade e oportunidade”, defendeu Evandro Leitão.
Fortaleza Sem Fome

Evandro Leitão fala sobre programa Fortaleza Sem Fome. Foto: PMFor
Outro projeto de destaque é o Fortaleza Sem Fome, cujo foco é a distribuição diária de sopas para pessoas em situação de vulnerabilidade. A produção é feita pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a logística coordenada pela Prefeitura. Ao todo, são encaminhadas mais de 53 mil sopas por mês.
De acordo com o prefeito, a iniciativa foi inspirada na “experiência exitosa do Ceará Sem Fome”, realizado pelo Governo estadual, sob responsabilidade direta da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas.
Mais notícias
ABECS



























