Saúde Pública

Prefeitura de Fortaleza investe R$ 2,9 milhões na reforma do Hospital da Mulher

Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/08/2025 às 4:44 PM

Hospmulher

Prefeito Evandro Leitão participou da inauguração da primeira etapa da reforma do Hospital da Mulher, em Fortaleza – Fotos: Beatriz Boblitz/PMFor

A primeira etapa da reforma do Hospital e Maternidade Dr. Zilda Arns, o Hospital da Mulher, localizado no bairro Demócrito Rocha, foi entregue pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT,) nesta terça-feira (19). O gestor citou o aniversário de 13 anos da unidade e a relevância da entrega.

“Trata-se de um equipamento extremamente importante para toda a rede de saúde municipal.  Entregamos a primeira etapa da grande reforma que iremos realizar. Entregamos 49 leitos, além de todo o setor de obstetrícia, que foi reformado e recebeu suporte para parto humanizado. É o início de uma grande intervenção que vamos fazer não somente no Hospital da Mulher, mas em toda a saúde de Fortaleza.”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, também manifestou satisfação. “A reabertura desses leitos é muito importante, pois nós temos as unidades, mas estavam sendo subutilizadas. À medida que vamos realizando as reformas, conseguimos devolver os leitos para a população. Isso contribui para reduzir a quantidade de pessoas em macas e em espera por atendimento. Nossa população merece essa melhoria, e ela vai acontecer em todos os onze hospitais da rede, incluindo a Santa Casa e o IJF”, reiterou

Já o diretor executivo do hospital, Carlos Augusto de Castro, explicou o andamento das etapas. “A reforma do Hospital da Mulher foi concebida para ocorrer em cinco etapas, de modo a atender os critérios de fluxos de pacientes e trabalhos, garantindo que não haja prejuízo à assistência. A parte que foi reformada já está toda ocupada e em funcionamento”, completou o diretor. 

Estrutura reformulada

Com investimento de R$ 2,9 milhões, as obras do Hospital da Mulher contemplaram a reabertura de 49 leitos de enfermaria e a requalificação do Centro de Parto Normal (CPN), que agora conta com quatro salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), quatro leitos de observação obstétrica, sala de assistência ao recém-nascido, posto de enfermagem e sala de observação e repouso.

Para as fases seguintes da reforma, estão incluídas a recuperação do centro cirúrgico, a renovação de todos os demais postos de enfermagem e a reabertura de mais 77 leitos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder