Políticas públicas
Prefeitura de Fortaleza investe R$ 6 milhões em ações de inclusão escolar
Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/09/2025 às 1:06 PM

Prefeitura de Fortaleza aplica recursos em práticas de inclusão nas escolas. Foto: Beatriz Boblitz/PMFor
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou medidas, nessa terça-feira (23), para ampliar a qualidade do ensino voltado a alunos com deficiência na rede pública. O anúncio foi feito durante o 4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, evento que segue nesta quarta-feira (24) com debates e oficinas voltados à promoção de práticas inclusivas no ambiente escolar.
Durante a apresentação, o prefeito destacou a preparação dos profissionais para lidar com a diversidade. “Serão quase três mil profissionais sendo capacitados. Isso é inédito. Tudo isso numa perspectiva para nós criarmos uma nova geração mais acolhedora, mais respeitosa, onde a gente possa conviver bem com outras pessoas e ter respeito à diversidade. Respeito pelas escolhas e é isso que desejamos e queremos”, defendeu Evandro.
Capacitação e acolhimento
Dentre as iniciativas previstas estão a aquisição de abafadores de ruídos, a implantação de 420 corredores sensoriais em unidades escolares, a entrega de 28 mil kits escolares adaptados para estudantes com deficiência e autismo, além da capacitação de 2.220 assistentes de inclusão e 750 profissionais de apoio. O investimento totaliza R$ 6 milhões.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressaltou a posição de vanguarda assumida por Fortaleza.
“Fortaleza, com muito orgulho, é um dos poucos lugares do país que tem uma sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) em todas as escolas. É muito importante ter essas salas e essas crianças terem esse apoio. […] Quando vejo uma criança com deficiência, meu desafio é cuidar dela. E nós procuramos apoiar sempre essa pauta”, declarou.
O 4º Seminário contou com a participação de cerca de 2 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino e palestra magna da professora Dra. Bárbara Carine.
Na ocasião, a pesquisadora afirmou que “o quê estão fazendo [em Fortaleza] é profundamente inovador e revolucionário”. “É muito importante você valorizar a identidade do outro”, concluiu.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























