Cidade Inclusiva
Prefeitura de Fortaleza lança Rede Municipal para defesa dos direitos da pessoa idosa
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/11/2025 às 11:22 AM

Nova iniciativa reforça cuidado integral e políticas para o envelhecimento. Foto: Marcos Moura/PMFor
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), assinou na última sexta-feira (31) o termo de cooperação que institui a Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Remudipi). A iniciativa integra o Programa Fortaleza para Todas as Idades, voltado à proteção e ao cuidado integral da população idosa, e faz parte do Plano Fortaleza Inclusiva.
A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar (PSD); da secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo; da secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; do promotor de justiça do Ministério Público do Estado (MPCE), Alexandre Alcântara; do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Fortaleza, Dante Jorge; do deputado estadual Tin Gomes (PSB); e do vereador Gardel Rolim (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
A Remudipi seguirá as diretrizes da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), articulando órgãos públicos, instituições e sociedade civil em um sistema integrado, democrático e descentralizado. Em Fortaleza, além do próprio município, a rede reúne o Ministério Público do Ceará; a OAB-CE; a Defensoria Pública; o Fórum Municipal da Pessoa Idosa; o Conselho Municipal da Pessoa Idosa; o Tribunal de Justiça do Ceará; a Câmara Municipal; o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Atenção especial
Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão destacou o compromisso da gestão com políticas voltadas à população idosa e anunciou a entrega, ainda este ano, de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e de um Centro-Dia. Os equipamentos oferecerão assistência social e atividades específicas para pessoas idosas com deficiência ou grau de dependência.
“O segmento da terceira idade é extremamente importante para a nossa sociedade, e fico muito feliz ao tratar dessa pauta. O ILPI será entregue ainda este ano. Logo mais, ambos os equipamentos estarão em funcionamento”, garantiu o prefeito.
A vice-prefeita Gabriella Aguiar também ressaltou que a criação da rede representa um avanço para Fortaleza na continuidade das políticas públicas voltadas ao envelhecimento.
“Todos sabem que eu sou médica geriatra, e, por isso, conheço de perto as demandas das pessoas idosas. A Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa representa o reconhecimento de que deve existir um fluxo permanente de trabalho entre as diversas instituições e a sociedade civil, sempre com a supervisão do Ministério Público e do Conselho Municipal do Idoso. Isso é fundamental”, defendeu.
Gabriella acrescentou que o modelo segue experiências de países com maior proporção de idosos, buscando “responsabilidades bem definidas e um olhar integral para o cuidado da nossa população idosa”.
Mais notícias
Desenvolvimento social




























