Cooperação ecológica

Prefeitura de Fortaleza recebe instituições suecas para troca de experiências ambientais

Por Julia Fernandes Fraga - Em 28/10/2025 às 1:19 PM

Fortalezaparque

A pauta ambiental é uma das prioridades da gestão municipal. Foto: Thiago Gaspar/PMFor

A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (28), representantes da Agência de Proteção Ambiental e dos Institutos de Pesquisa Ambiental e de Meteorologia e Hidrologia da Suécia para trocar experiências sobre sustentabilidade e manejo de recursos hídricos.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Relações Internacionais e contou com a presença de secretarias municipais e órgãos como a Defesa Civil, Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan) e da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor). 

Parceria iniciada em março

A cooperação começou em março deste ano, quando o prefeito Evandro Leitão (PT) e o secretário João Bosco Monte visitaram a Biokraft Plant, na Suécia, referência mundial em biogás, e estabeleceram os primeiros contatos com autoridades suecas em temas como energias renováveis e turismo sustentável. 

Hugo Pedrosa Latorre, da Agência Sueca de Proteção Ambiental, demonstrou animação pelo reencontro com a gestão de Fortaleza e falou sobre as ações. “[…] No mundo de hoje, em que as mudanças climáticas afetam a todos, precisamos ampliar o diálogo sobre manejo da água, dinâmica climática, qualidade do ar e também sobre a coleta e o tratamento de dados ambientais”, afirmou.

Sustentabilidade e gestão de riscos

Durante a reunião, as secretarias apresentaram ações de prevenção de riscos e sustentabilidade urbana. O tenente-coronel Haroldo Gondim, da Defesa Civil, ressaltou que parcerias internacionais fortalecem a gestão de desastres. “Neste ano, já tivemos investimentos da Bloomberg e da Vital Strategies para instalação de estações meteorológicas e ecobarreiras em parceria com o Winds for Future”, relatou.

Alena Bartosova, do Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia, reforçou que a comitiva espera “trocar muitas ideias e experiências sobre o manejo de resíduos […]. É muito importante manter observações consistentes do clima atual e do passado para compreender mudanças e tendências”.

Também participaram do encontro os representantes suecos Johan Bogren, Nadya Maslova, Åsa Stenmarck, Simone Andersson e Conrad Brendel.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder