Sábado e Domingo

Prefeitura divulga plano operacional para shows no Aniversário de Fortaleza

Por Oceli Lopes - Em 11/04/2025 às 12:45 AM

Helena Barbosa, Prefeitura De Fortaleza Foto Kiko Silva

Secretária Helena Barbosa apresenta a organização dos eventos em coletiva no Paço Municipal. Foto: Kiko Silva

Para garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto dos shows do Aniversário de 299 anos de Fortaleza, neste sábado (12) na Lagoa da Parangaba, e no domingo (13) no Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura montou um plano operacional envolvendo áreas como transporte público, segurança, fiscalização, limpeza e saúde, que foi apresentado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10) no Paço Municipal.

Com o tema “Viver a cidade é celebrar nossa história”, a Prefeitura vai oferecer uma programação descentralizada, reforçando o papel de estar mais próxima da população.

Na Parangaba, em frente ao terminal da Lagoa, no sábado (12), o público deve aproveitar os shows das bandas Ceará Brega Show, Donaleda, Danieze Santiago e Zé Vaqueiro.

No domingo (13), no Aterrinho da Praia de Iracema, a programação traz Banda Reite, José Augusto, Natanzinho Lima e Taty Girl.

De acordo com a secretária da Cultura, Helena Barbosa, o plano operacional foi elaborado com a habilidade técnica e o esforço de representantes de diversas áreas da gestão para garantir uma festa segura, confortável e tranquila.

“Criamos uma rede de cuidados, a partir dos profissionais da Prefeitura, contemplando diversas políticas públicas, para poder proporcionar um evento seguro e confortável para a população. Essa integração é importante para que possamos entregar um evento excelente, sem nenhuma ocorrência grave, como ocorreu no Carnaval. Estamos trabalhando para que essa seja a nossa marca durante toda a gestão”, ressaltou a secretária.

Helena Barbosa também destacou a descentralização como um dos pontos altos da festa, correspondendo ao que foi proposto no plano de governo do prefeito Evandro Leitão.

A expectativa de público para a Parangaba é de 20 mil pessoas. Já no Aterrinho são esperadas 50 mil pessoas.

“Começamos essa descentralização das ações da Cultura no Carnaval, e agora estamos fazendo o mesmo em outro evento estruturante de Fortaleza. Temos dois dias de programação com shows, dia 12 de abril na Lagoa da Parangaba, e dia 13 no Aterrinho da Praia de Iracema, mas também temos outras ações. Temos ações na Biblioteca Cristina Poeta, no Autran Nunes, uma rota de trenzinho pelos principais pontos do nosso patrimônio histórico, temos programação do Centro Cultural Belchior, e um festival humor espalhado pela cidade, entre outras ações”, concluiu Helena.

Confira o plano operacional

Trânsito
Para assegurar o acesso do público, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementou uma operação especial de tráfego, contando com 62 agentes, para os shows que ocorrerão na Lagoa da Parangaba neste sábado (12), e no Aterrinho da Praia de Iracema no domingo (13).

Na Parangaba, o controle do trânsito começará às 6h com a coibição de estacionamento na Rua Gomes Brasil, entre a Rua Cândido Holanda e a Av. Américo Barreira, além da Av. Américo Barreira, entre a Rua Gomes Brasil e a Rua Mozart Firmeza.

No Aterrinho da Praia de Iracema, a operação terá início às 5h30min com restrições de estacionamento na Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e a Av. Beira-Mar, e na Av. Beira-Mar, entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano.

A partir das 15h, a área do Aterrinho será provisoriamente interditada com o bloqueio da Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro.

Para garantir a acessibilidade, a AMC permitirá o desembarque de veículos com pessoas com deficiência nas proximidades do evento. A população pode relatar ocorrências ao órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segurança
A Prefeitura de Fortaleza disponibilizará 282 guardas municipais para os shows, sendo 132 agentes no sábado e 150 no domingo. O trabalho será concentrado nas áreas de festa: no calçadão, na faixa de areia e no mar, no Aterrinho, e em todo entorno da Lagoa da Parangaba, bem como nos sete terminais de ônibus.

A atuação incluirá patrulhamento a pé, com bicicletas, motocicletas e viaturas, além de equipes de salvamento aquático que estarão de plantão durante todo o evento. A operação contará com o uso de equipamentos de radiocomunicação e câmeras de videomonitoramento, operadas no Centro de Comando e Controle de Fortaleza (CCCFor).

A Guarda Municipal também prestará suporte às ações integradas com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), contribuindo para a segurança e o bom andamento das atividades durante as comemorações.

Acessibilidade
No Aterrinho, haverá entrada específica para pessoas com deficiência (PCDs) e um espaço destinado para esse público com piso elevado, rampas de acesso e passarela, além de banheiros próprios.

A população também poderá contar com área para PCDs com banheiros acessíveis. Os dois polos contarão com equipes de intérpretes de libras, cada uma com quatro integrantes. Na área PCD do Aterrinho, também estarão disponíveis fones de ouvido para acesso à audiodescrição do evento.

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuará no evento, no sábado e domingo. Será instalado um Posto Médico Avançado (PMA) nos locais das celebrações, com a atuação de 13 profissionais em cada ponto. Cada PMA contará com uma unidade de suporte avançado e outra de suporte básico.

Os PMAs dispõem de salas de acolhimento com classificação de risco, observação, procedimentos e estabilização. As equipes das ambulâncias serão compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e profissionais de serviços gerais.

Caso haja necessidade de remoção de pacientes, as unidades móveis estarão preparadas para o translado às unidades de referência: Instituto Dr. José Frota (IJF), em casos de traumas graves; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba); Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra), para emergências obstétricas; e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro.

Com informações da PMF.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder