No Pará
Prefeitura e Câmara de Fortaleza apresentam projetos de sustentabilidade na COP30
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/11/2025 às 3:59 PM

Leo Couto e Evandro Leitão participam das atividades deste 2º dia. Foto: Reprodução/Instagram
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) e o presidente da Câmara Municipal (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), participam, nesta terça-feira (11), do 2º dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) até 21 de novembro.
As autoridades, incluindo o governador Elmano de Freitas (PT) que também é esperado, estão no evento para apresentar as principais iniciativas desenvolvidas em Fortaleza e no Ceará voltadas ao enfrentamento da crise climática e à promoção de um futuro mais sustentável.
Observatório de Riscos Climáticos
O prefeito Evandro informou que, durante a conferência, será lançado o Observatório de Riscos Climáticos de Fortaleza, ferramenta inédita de monitoramento destinada especialmente a áreas vulneráveis da capital. O sistema vai orientar ações preventivas e garantir respostas rápidas a eventos extremos, como enchentes e ondas de calor.
“Iremos apresentar para o mundo todo a experiência de Fortaleza relativa à questão do monitoramento do nosso clima, monitoramento do nosso meio ambiente. Será extremamente importante, no sentido que a gente possa também, através de diálogos, de debates, conhecer as experiências existentes no mundo todo”, destacou o gestor municipal.
Sustentabilidade na CMFor
Na mesma ocasião, o vereador Leo Couto apresenta as ações sustentáveis do Legislativo Municipal, em especial os resultados da plataforma CMFor360, que promove a digitalização dos processos legislativos. Em pouco mais de cinco meses de operação, o sistema reduziu em 95% o uso de papel, segundo o Núcleo de Sustentabilidade da Casa.
Além da digitalização, a Câmara investe em energia solar e realizou o primeiro evento “carbono zero” do Legislativo Municipal — o Fórum de Sustentabilidade e Inovação no Parlamento de Fortaleza, certificado pelas medidas de compensação de gases de efeito estufa.
“A tecnologia tem sido uma grande aliada na construção de um Parlamento mais sustentável. Nosso compromisso é com o futuro de Fortaleza, do meio ambiente e das próximas gerações”, afirmou o parlamentar.
Mais notícias
Conexão Criativa



























