Diálogo Retomado

Presidente da Colômbia se reunirá com Donald Trump em 3 de fevereiro nos EUA

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/01/2026 às 2:58 PM

Gustavopetro

Gustavo Petro informou a data do encontro nessa quarta, 14. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 3 de fevereiro, em Washington, marcando uma distensão após fortes conflitos diplomáticos. “[…] Veremos os resultados desse encontro, que é crucial”, afirmou durante reunião televisionada na noite dessa quarta-feira (14).

A reaproximação ocorre após uma ligação em 8 de janeiro, confirmada por Trump na sua Truth Social: “Foi uma grande honra falar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro […]. Agradeci a sua chamada e o seu tom, e aguardo com expectativa encontrá-lo num futuro próximo“.

Pauta prevista

O tema central será o narcotráfico, que intensificou o atrito bilateral. Petro afirmou que apresentará dados de seu governo para que Trump “compreenda realmente o que aconteceu nessa luta”. O ministro da Defesa, Pedro Sánchez Suárez, esteve em Washington discutindo ações conjuntas e destacou apreensões superiores a 2.840 toneladas de cocaína.

Nos últimos meses, a relação entre os mandatários se degradou, especialmente após a operação militar dos EUA na Venezuela. Trump chamou Petro de “homem doente” e insinuou a possibilidade de incursão militar na Colômbia. Petro respondeu acusando Washington de agir como “império” e comparando agentes do ICE – polícia de imigração americana – a “brigadas nazistas”.

Apesar do histórico de confrontos, Gustavo Petro acredita que o encontro pode reorientar a relação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder