Aliança Diplomática

Presidentes do Brasil e da Rússia tratam de tensão na Venezuela e reforçam cooperação

Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/01/2026 às 6:08 PM

Lulaputin

Esta foi a primeira ligação internacional oficial de Putin em 2026. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foi a primeira ligação internacional oficial de Putin em 2026, segundo a agência estatal russa. O principal tema foi a situação na Venezuela após a intervenção dos Estados Unidos, que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa.

Em comunicado, o Kremlin afirmou que a chamada ocorreu “por iniciativa do lado brasileiro”, destacando que “os líderes trocaram opiniões sobre a situação em torno da Venezuela”. Ambos defenderam a soberania venezuelana e concordaram em coordenar esforços para reduzir tensões, inclusive na ONU e no BRICS

O Planalto confirmou que a conversa durou cerca de 45 minutos e que os presidentes reiteraram a importância de manter América do Sul e Caribe como zonas de paz. Também trataram da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Rússia, marcada para fevereiro de 2026, na qual Putin enviará uma delegação de alto nível. A reunião deve fortalecer cooperação em comércio, agricultura, defesa, energia, ciência, tecnologia, educação e cultura.

Ainda sobre a crise venezuelana, Lula tem dialogado com outros líderes incluindo Delcy Rodríguez, Claudia Sheinbaum, Gustavo Petro e Mark Carney. Rússia e Brasil criticaram a ação norte-americana, apontando violação do direito internacional. Moscou classificou o episódio como “ato de agressão armada”, enquanto Lula afirmou que a intervenção ultrapassou “a linha do aceitável”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder