Licença de Yuri do Paredão

Priscila Costa assume como deputada federal e aumenta poder de oposição da bancada do PL na Câmara

Por Deusdedit Neto - Em 30/06/2023 às 10:58 AM

Asm 1814 1024x683

Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Fortaleza

Então vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL) vai tomar posse do cargo de deputada federal nesta sexta-feira, 30, pelo período de quatro meses, após Yuri do Paredão (PL) pedir licença para tratar de assuntos pessoais. Candidata ao cargo em 2022, ela não conseguiu obter votos suficientes para ter uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas ficou na primeira suplência do PL no Ceará.

Priscila foi convocada pela Mesa Diretora da Casa na quarta-feira, 28, para exercer o mandato provisório. E diferentemente da postura que Yuri vinha adotando com relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a parlamentar é conservadora e de direita, tendo apoiado – e continua – o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito passado.

Desta maneira, é possível afirmar que a ida de Priscila para Brasília aumentará o poder de oposição da bancada cearense do PL. Atualmente, dos cinco parlamentares do partido de Bolsonaro, dois deles estavam votando em pautas pró-Governo: os deputados Júnior Mano e Yuri do Paredão. E como assumiu o lugar de Yuri, é possível afirmar que Priscila vai fazer oposição a Lula no Congresso.

Para conseguir tomar posse do cargo de deputada, Priscila também precisou pedir licença na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Em seu lugar, o suplente Robério Sampaio (PL) assumiu como vereador nessa quinta-feira, 29. Ela deixará de receber o salário de vereadora enquanto estiver exercendo mandato em Brasília. Do mesmo modo, Yuri do Paredão não receberá vencimentos provenientes da câmara federal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder