Comenda da Alece
Profissionais que marcaram a história da saúde no Ceará recebem Medalha Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues
Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/10/2025 às 2:03 PM

Anastácio Queiroz, Ana Maria Cavalcante e Carlile Lavor estão entre os homenageados. Foto: Montagem
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoverá, na próxima quarta-feira (29), sessão solene marcada para às 18h, no Auditório Murilo Aguiar, para entrega da Medalha Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
A comenda reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e a humanização do atendimento em saúde no Ceará.
Instituída em 1995, a homenagem é uma das mais tradicionais do Legislativo estadual na área da saúde. Nesta edição, serão agraciados sete profissionais:
> Anamaria Cavalcante e Silva;
> Anastácio de Queiroz Sousa;
> Antônio Carlile Holanda Lavor;
> Francisco Sulivan Bastos;
> Francisco Irapuan Cortez;
> Henry Holanda de Campos;
> Moema Diogo Pompeu Bezerra.
Perfis dos agraciados
> Anamaria Cavalcante e Silva
Pediatra, mestre em Saúde Pública pela UFC e doutora em Pediatria pela USP. Foi a primeira mulher a assumir a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e dirigiu o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Participou da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), da erradicação da poliomielite e da redução da mortalidade infantil, além de contribuir para a criação da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
> Anastácio de Queiroz Sousa
Formado em Medicina pela UFC, com especialização em Clínica Médica e Doenças Infecciosas. Dirigiu o Hospital São José e foi secretário estadual da Saúde. Implementou políticas de modernização da gestão pública, destacando-se pela regionalização dos serviços e pela criação do Complexo Regulador do SUS no Ceará.
> Antônio Carlile Holanda Lavor
Médico pela UFC, idealizou o programa Agente de Saúde, posteriormente expandido em todo o país. Ex-secretário estadual da Saúde, foi um dos formuladores do Sistema Único de Saúde (SUS) e presidiu o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
> Francisco Irapuan Cortez
Ginecologista e obstetra, atuou em diversas cidades do interior e integrou, por 25 anos, o corpo clínico do Hospital Infantil Albert Sabin. Foi chefe do Departamento Municipal de Saúde e Bem-Estar Social de Aquiraz.
> Francisco Sulivan Bastos Mota
Médico e professor da UFC, fundador do primeiro Banco de Leite do Norte e Nordeste e da unidade de neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Desde 2006, preside o Instituto da Primeira Infância (Iprede), referência nacional no combate à desnutrição e promoção da saúde materno-infantil. É também fundador do Núcleo de Terapia e Estimulação Precoce (Nutep).
> Henry Holanda de Campos
Doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, foi reitor da UFC entre 2015 e 2019. Criou o Laboratório de Imunogenética e Imunologia de Transplantes da UFC e participou da implantação do programa de transplantes de órgãos no Ceará. Coordenou o Programa Mais Médicos e colaborou na criação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Atualmente, é cientista-chefe de Ciência e Tecnologia da Funcap e professor da UFC.
> Moema Diogo Pompeu Bezerra
Enfermeira da Secretaria da Saúde do Estado, com quase 40 anos de atuação no Hospital Infantil Albert Sabin. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Saúde Pública, Auditoria e Qualidade e Segurança do Paciente. Atuou na coordenação de Centro Cirúrgico e no Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS). É assistente técnica do Núcleo Gestor do Hias e autora de publicações na área da saúde pública.
Sobre a comenda
A medalha leva o nome do médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues (1933–1989), referência na modernização da prática médica no Ceará. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi considerado um divisor de águas na medicina cearense, por introduzir bases científicas e novas abordagens clínicas. Seu legado inspira gerações e dá nome a diversas instituições e iniciativas ligadas à saúde no Estado.
Mais notícias
Cuidado Público




























