Incentivo tributário

Projeto de André Figueiredo sobre isenção de IPI para táxis avança no Congresso

Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/10/2025 às 6:27 PM

Andrefigueiredo

Projeto está sendo analisado em caráter conclusivo pelo Congresso. Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (22), o Projeto de Lei 20/23, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE). A proposta reduz de dois para um ano o intervalo mínimo exigido para que taxistas possam utilizar novamente o benefício que permite a compra de um carro novo com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O relator do projeto na CCJ, deputado Marco Feliciano (PL-SP), recomendou a aprovação da proposta.

Impacto

O texto modifica a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis, que atualmente autoriza a nova aquisição com isenção apenas após dois anos de uso do veículo. Com a mudança, o prazo cairia para um ano.

Segundo André Figueiredo, “a isenção permite a renovação da frota e favorece a segurança dos taxistas e dos passageiros, além de gerar impactos positivos no meio ambiente e na economia”.

Como tramita em caráter conclusivo, o projeto seguirá para o Senado Federal, salvo se houver recurso para que seja apreciado pelo Plenário da Câmara. Para que entre em vigor, ainda precisa ser aprovado pelas duas Casas do Congresso.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder