Aguarda promulgação

Projeto de Cid Gomes homenageia governador que investe na alfabetização

Por Oceli Lopes - Em 13/05/2025 às 2:30 AM

Cid Gomes (8)

Senador Cid Gomes objetiva estimular os gestores estaduais a investirem na educação. Foto: Portal IN

Projeto de Resolução (PRS 10/2025) de autoria do senador Cid Gomes (PSB-CE) institui, no âmbito do Senado Federal, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, destinada a homenagear governadoras e governadores que tenham se destacado na implementação de políticas públicas em prol da alfabetização no tempo do desenvolvimento cognitivo da criança. A matéria foi aprovada e aguarda promulgação.

O texto foi relatado em Plenário pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE). O projeto determina a criação da Comenda, a fim de enaltecer os feitos daqueles que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para a educação.

Diz o projeto que, que em sessão convocada para esse fim, a ser realizada no dia 15 de maio de cada ano, a Comenda será concedida a cinco governadores. A concessão da comenda e de diploma de menção honrosa estarão a cargo da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a UNESCO no Brasil, a Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

O projeto determina que a escolha dos homenageados siga critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA).

Os indicadores do IEA serão ponderados conforme metodologia definida por Comitê Técnico Independente. Serão elegíveis ao prêmio apenas aqueles governadores cujas redes estaduais de ensino apresentem participação mínima de 80% de suas escolas e estudantes no sistema de avaliação educacional, realizado anualmente.

Na leitura de seu relatório, Dueire destacou que “o projeto representa avanço notável na promoção da alfabetização infantil, um desafio persistente no contexto educacional brasileiro”.

“Por isso, é louvável o reconhecimento das governadoras e dos governadores que implementam políticas efetivas de alfabetização, estágio essencial para a construção de um sistema educacional mais justo e igualitário. A homenagem promove, pois, a valorização do esforço dos mandatários dos Poderes Executivos estaduais, além de estimular a adoção de práticas inovadoras e a troca de experiências entre os estados, visando à melhoria da qualidade do ensino”, afirmou Dueire.

Fonte: Agência Senado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder