ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO
Recife torna-se a Capital Brasileira da Ciência com 77ª Reunião Anual da SBPC
Por Marcelo Cabral - Em 13/07/2025 às 8:09 AM

Crianças participam ativamente das atividades desenvolvidas Foto: Diego Galba/Ascom MCTI
Efervescente, plural e culturalmente vibrante, Recife torna-se, nos próximos cinco dias, a Capital da Ciência Brasileira. A cidade recebe a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o mais expressivo evento científico da América Latina, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro será sediado no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), reunindo mentes brilhantes e inovações estratégicas em um ambiente de acesso democrático ao conhecimento.
No coração da programação que inicia neste domingo (13), a partir das 17h30, e segue até a próxima quinta-feira, está a ExpoT&C (Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação) uma vitrine interativa das mais relevantes iniciativas em CT&I do Brasil. O evento reúne 27 das 29 instituições vinculadas ao MCTI, além de centros de pesquisa, agências de fomento e representantes do setor empresarial, apresentando o que há de mais avançado em soluções tecnológicas e inovação científica no País.
Tecnologias estratégicas em debate
A exposição é um convite à curiosidade, com atividades envolventes que vão da astronomia à biotecnologia. Entre os destaques, o Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) proporciona uma imersão visual no céu noturno, sem os obstáculos da poluição luminosa, despertando encantamento e promovendo o entendimento do cosmos em sua forma mais pura.

Roupa do astronauta Marcos Pontes está em exposição e para fotos
Outro exemplo notável vem do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que atua a partir da Biofábrica Governador Miguel Arraes, localizada no Recife. A unidade desenvolve, por meio de técnicas sofisticadas de micropropagação vegetal, mudas de alta qualidade genética – livres de pragas e adaptadas às condições do semiárido – com foco na sustentabilidade da agricultura regional. Uma iniciativa de profundo impacto econômico e social.
A ExpoT&C também será palco de debates, palestras e uma mostra comemorativa dos 40 anos do MCTI. O ministério participa ainda da SBPC Jovem, espaço dedicado à formação científica de estudantes e professores da educação básica. Por meio do programa Pop Ciência, o MCTI reafirma seu compromisso com a popularização do saber, democratizando o acesso à ciência de forma lúdica e transformadora.
Presença da ministra Luciana Santos
À frente do MCTI, a pernambucana Luciana Santos imprime uma gestão comprometida com o fortalecimento da ciência nacional, a inovação tecnológica e o diálogo com a sociedade. No domingo, 13 de julho, a ministra participa da cerimônia de abertura da Reunião Anual da SBPC, marcada para as 17h30 no Teatro do Parque, na Rua do Hospício, bairro da Boa Vista. Sua presença reforça o protagonismo da ciência brasileira e a vocação de Pernambuco como celeiro de ideias e transformações.
Mais notícias
escala 6x1




























