Na Alece

Reconhecimento parlamentar e articulação política marcam entrega da Medalha Paulo Sarasate

Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/12/2025 às 3:51 PM

Saveclip.app 588601588 18542041240046734 4573117551459303285 N

Pós-Medalha reuniu autoridades estaduais e empresários. Fotos: Alece e Instagram

A celebração pela entrega da Medalha Paulo Sarasate aos deputados Antônio Granja (PSB), Fernando Hugo (PSD), Osmar Baquit (PSB) e Zezinho Albuquerque (Progressistas), ocorrida nessa terça-feira (16) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi ponto de encontro institucional e de diálogo entre diferentes lideranças do Estado.

O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ao lado da esposa Tainah Marinho, recepcionou nomes relevantes como o governador Elmano de Freitas (PT); a vice-governadora Jade Romero e o marido, Marcelo Paz, CEO do Fortaleza E.C.; o senador Cid Gomes (PSB); o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; os deputados estaduais Guilherme Bismarck (PSB), Missias Dias (PT), Felipe Mota (União) e Marcos Sobreira (PSB); além do ex-senador e copresidente do Grupo Carmais, Júlio Ventura Neto. 

Deputados estaduais com mais de 25 anos de atuação recebem Medalha Paulo Sarasate na Alece

Solenidade pelos mais de 25 anos de vida pública

16 12 2025 Solene Entrega Medalha Senador Paulo Sarasate Foto Dário Gabriel.. (23)

Mesa de Honra incluindo os quatro deputados, o senador Cid, o presidente Romeu e o PGJ Haley Carvalho

A homenagem representada pela Medalha Paulo Sarasate reconhece os 25 anos de exercício de mandato parlamentar, nesse caso dos deputados Antônio Granja (PSB), Fernando Hugo (PSD), Osmar Baquit (PSB) e Zezinho Albuquerque (Progressistas). A comenda simboliza a valorização da experiência legislativa e da contribuição institucional dos parlamentares ao Legislativo cearense.

A Mesa Solene foi composta, além dos quatro deputados e do presidente Romeu Aldigueri, pelo senador Cid Gomes (PSB-CE) e pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho.

Em seu discurso, o presidente Aldigueri destacou o significado político e social da honraria, ressaltando o Parlamento como espaço de aprendizado e de referência para a sociedade. “É preciso que honrarias como essa sirvam de lição para que homens e mulheres de bem queiram entrar na vida pública. Nós precisamos fazer o combate do bem, com o nosso exemplo, dignificar e ter orgulho de ser político e de estar na política”, defendeu.

Na sequência, os quatro homenageados manifestaram o contentamento pela ocasião:

16 12 2025 Solene Entrega Medalha Senador Paulo Sarasate Foto Marcos Moura (2)

Instituída em 1975, a comenda reconhece trajetórias de longa permanência no Parlamento e é considerada uma das honrarias mais tradicionais da Alece

O deputado Antônio Granja afirmou que “ainda está empolgado, com muita força”, porque acredita que “ainda tem muito a oferecer ao Ceará“. “Fui presidente da comissão mais importante desta Casa por três mandatos: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sem ser advogado. Nesta Casa eu aprendi demais, aqui é uma escola para quem quer aprender”, definiu.

Já o deputado Fernando Hugo, ao refletir sobre as sucessivas reeleições que somam 35 anos de vida pública, ressaltou o compromisso com a população como principal motivador de sua atuação. Em sua fala, deixou um conselho de cunho cívico: “Faça de cada vitória que você consiga [um passo] na dedicada arte de servir a tudo e a todos”.

Osmar Baquit, por sua vez, demonstrou “alegria e agradecimento ao povo do Ceará”. “Me perguntaram, certa vez, se o mandato mais difícil era o quarto ou o quinto, pelo fato de a gente ir se cansando. E eu disse que não, o mais difícil é o primeiro, porque os outros dependem do meu trabalho, e eu trabalho todo dia. E eu tenho muito orgulho de dizer isso”, enfatizou.

Na conclusão, o deputado Zezinho Albuquerque avaliou sua trajetória política e legislativa, com destaque para os três mandatos à frente da presidência da Assembleia Legislativa. “Vivo para meus filhos e para o povo cearense. Isso me orgulha porque faço o que acredito, e eu acredito no Ceará”, concluiu.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder