Atenção básica

Rede municipal de saúde é ampliada com a posse de 331 servidores

Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/09/2025 às 4:28 PM

Possepmfsaude1

Fortaleza ganhou 331 novos servidores para a área da Saúde. Foto: Marcos Moura/PMFor

O prefeito Evandro Leitão (PT) deu posse, nesta quinta-feira (25), a 331 novos servidores da rede municipal de saúde. Ao todo, 11 categorias foram convocadas e os profissionais atuarão em postos de saúde, hospitais e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A cerimônia ocorreu na Estação das Artes, no Centro da Capital, e integra o programa Saúde que Cuida, dentro do Plano Fortaleza Inclusiva. A iniciativa prevê a convocação de mais de mil servidores concursados e contratados para reforçar a rede municipal.

Expansão dos atendimentos

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a chegada dos novos profissionais permitirá restabelecer serviços e ampliar a oferta de atendimentos. A meta realizar mais de 19 mil consultas mensais pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, três mil atendimentos mensais na Saúde Bucal e 50 atendimentos diários pelo Samu. 

Os servidores foram aprovados em concurso da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). “São concursos antigos. No mês passado, já chamamos quase 200 novos servidores para a Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e, agora, mais de 300 para a saúde. Teremos também mais de 80 profissionais para o IJF e ampliaremos a rede contratualizada. Tudo isso para fortalecer nossa rede e garantir que a saúde de Fortaleza ofereça serviços de qualidade”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Investimentos e reformas

Durante a posse, o prefeito destacou ainda investimentos em infraestrutura. “Estamos reformando diversos equipamentos: UPAs, Caps, hospitais e postos de saúde. Na Santa Casa, por exemplo, reabrimos 120 leitos e, no último sábado, realizamos um mutirão em parceria com os governos Federal e Estadual, no qual foram feitas 526 cirurgias”, relatou.

Reforço na atenção básica

A secretária da Saúde, Riane Azevedo, ressaltou que os novos profissionais devem reforçar, prioritariamente, a atenção básica. “Todos os profissionais empossados hoje irão reforçar os postos de saúde, pois há necessidade de recompor equipes. Temos equipes desfalcadas e também queremos formar novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Tudo para reduzir o tempo de espera, ampliar o acesso e melhorar nossos indicadores”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB), também participou do evento e destacou a colaboração entre os poderes. “A gente precisa dar segurança e condições para que os servidores consigam prestar um serviço melhor à população. A Câmara também participou desse processo, não só na reforma administrativa, mas também na aprovação de emendas que possibilitaram a posse dos 331 novos profissionais”, defendeu o vereador. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder