Gestão público-privada
Rede municipal de saúde recebe 82 equipamentos de ECG da Unifor e Fundação Edson Queiroz
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/11/2025 às 11:19 AM

Evandro Leitão, Randal Pompeu e Riane Azevedo assinaram o termo de doação nessa segunda, 24. Fotos: Beatriz Boblitz/PMFor
A Prefeitura de Fortaleza e a Universidade de Fortaleza (Unifor) assinaram nessa segunda-feira (24) termo de doação de 82 aparelhos de eletrocardiograma destinados a unidades de saúde da Capital. Os equipamentos, entregues pela Fundação Edson Queiroz, fazem parte da gestão compartilhada entre o Município e a iniciativa privada, com foco na redução do tempo de espera por exames cardíacos.
Durante a cerimônia, o prefeito Evandro Leitão (PT) ressaltou que “a doação da Unifor demonstra o espírito público da Fundação Edson Queiroz e fortalece a nossa rede de Saúde”. Ele acrescentou que “o objetivo deste ano é fechar com a capacidade de realizar eletrocardiogramas em todos os 134 postos de saúde de Fortaleza” e que estão trabalhando para zerar a fila de espera de cerca de 252 mil pessoas no período de um ano.

Ao todo foram doados 82 equipamentos
O reitor da Unifor, professor Randal Pompeu apontou que a parceria reforça tanto o serviço público quanto a formação dos estudantes da Universidade. “Temos mais de 1.900 alunos dos nossos cursos das áreas da saúde cursando disciplinas práticas em unidades de saúde municipais. Dessa forma, esses equipamentos vão ajudar não só a população a diminuir as filas por exames, mas também serão uma área de prática para os nossos alunos que terão vivência e também ajudarão a população”, explicou.
O reitor afirmou ainda que “a Secretaria da Saúde é uma grande parceira e que, tanto a Universidade de Fortaleza quanto a Fundação Edson Queiroz, estão felizes em participar do momento”.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, também esteve na assinatura e destacou os reflexos dos novos equipamentos para outros atendimentos. Ela explicou que “há pacientes que aguardam o resultado do eletrocardiograma para uma intervenção cirúrgica […]. Em poucos dias os 82 equipamentos estarão nos postos de saúde e vamos ter um ganho significativo para toda a população”.
Programa Saúde que Cuida
Em agosto deste ano, a Prefeitura de Fortaleza promoveu um mutirão de eletrocardiogramas atendendo 20 postos de saúde e realizando 1.200 exames. A ação buscou o diagnóstico precoce de doenças cardíacas e contribuiu para reduzir a demanda acumulada desde 2020. As iniciativas integram o programa Saúde que Cuida, que prevê a oferta de aparelhos de eletrocardiograma em todas as unidades básicas, além da implantação de laudos on-line.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























