Plano Operacional
Réveillon 2026 em Fortaleza retoma queima de fogos e terá estrutura integrada de serviços
Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/12/2025 às 12:37 PM

Prefeito e secretária do Turismo detalharam os dois dias de festa em coletiva nesta terça, 23. Foto: Douglas Filho/Portal IN
A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na manhã desta terça-feira (23), o Plano Operacional do Réveillon 2026, que marcará o início das celebrações pelos 300 anos da capital cearense. A coletiva reuniu o prefeito Evandro Leitão (PT); a secretária do Turismo, Denise Carrá; e representantes dos órgãos municipais envolvidos na organização do evento.
Durante a apresentação, o prefeito destacou que “o Réveillon de Fortaleza é o principal evento do calendário municipal e exige organização, responsabilidade e trabalho conjunto”.
“Nossa estrutura é robusta, descentralizada e inclusiva, garantindo que a população possa celebrar com segurança, tranquilidade e acesso aos serviços essenciais em diferentes regiões da cidade. Em 2026, Fortaleza comemora seus 300 anos de história, e a energia dessa celebração já toma conta da cidade, que terá uma passagem de ano com uma programação muito especial”, relatou o gestor.
Destaques do plano
Com modelo descentralizado, a programação contará com polos no Aterro da Praia de Iracema, em Messejana e no Conjunto Ceará.
O plano operacional prevê ações integradas nas áreas de mobilidade urbana, transporte público, segurança, saúde (com Postos Médicos Avançados), fiscalização (agentes da Agefis), limpeza urbana e sustentabilidade (Projeto Réveillon Sustentável), iluminação, acessibilidade e proteção social, com o objetivo de assegurar uma virada de ano organizada, segura e inclusiva para moradores e visitantes.
No principal cartão-postal da cidade – a Beira-Mar – a virada do ano terá novamente queima de fogos. Com duração de 10 minutos e sem barulho, a ação estará em conformidade com a Lei nº 11.140/2021, que proíbe fogos com estampido no município.
A secretária Denise Carrá ressaltou que a decisão sobre os fogos considerou tanto a demanda popular quanto o cumprimento da legislação. “A gente também escutou a população, que pedia muito a volta dos fogos. Consideramos tanto esse desejo quanto também o respeito às populações mais atingidas, do entorno também, os idosos, as crianças. Está sendo muito pensado num equilíbrio entre celebrar e respeitar aqueles que são atingidos, respeitando a legislação vigente, mas fazendo uma festa linda para que todos aproveitem no Aterro a chegada de 2026”, detalhou.
A expectativa oficial é que o Réveillon de Fortaleza reúna mais de 2,5 milhões de pessoas nos dias 30 e 31 de dezembro, com estimativa de 700 mil turistas e taxa de ocupação hoteleira em torno de 95%, reforçando o impacto positivo do evento na economia local.
Réveillon 2026 celebra três séculos de Fortaleza com festa plural, descentralizada e impacto recorde
Operação de trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará com um efetivo de 270 agentes e operadores ao longo da operação. No Aterro da Praia de Iracema, as interdições voltadas ao ordenamento do comércio terão início às 20h do dia 29 de dezembro. Nos dias 30 e 31, os bloqueios principais começarão a partir das 12h na Avenida Historiador Raimundo Girão.
A partir das 17h, serão implantados corredores exclusivos para pedestres na Avenida Abolição e na Avenida Historiador Raimundo Girão. Nos polos do Conjunto Ceará e Messejana, os bloqueios viários e as proibições de estacionamento terão início às 15h do dia 30 de dezembro.
Acessibilidade e segurança
No Aterro da Praia de Iracema, será disponibilizada uma área exclusiva com capacidade para até 100 pessoas com deficiência. O espaço contará com banheiros adaptados, serviço de audiodescrição e telões com tradução simultânea em Libras. Já na área social, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) mobilizará 74 colaboradores e conselheiros tutelares, garantindo a proteção integral de crianças e adolescentes e prevenindo situações de risco durante o evento.
A segurança do Réveillon de Fortaleza 2026 será efetivada por uma operação integrada entre forças municipais e estaduais. Ao todo, o esquema mobiliza 2.878 profissionais, garantindo um ambiente seguro, organizado e preparado para atender grandes públicos.
A Polícia Militar do Ceará atuará com um efetivo de 1.963 policiais; a Polícia Civil do Estado do Ceará disponibilizará 175 agentes; já o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará atuará com 40 profissionais. Todo o esquema será monitorado por meio de uma Sala de Situação integrada à Central de Operações Integradas da Beira-Mar.
Mais notícias
Festas com brilho





























