Mérito Legislativo

Roberto Machado, Edson Fachin e Vital do Rêgo estão entre os agraciados de 2025 com comenda da Câmara Federal

Por Julia Fernandes Fraga - Última Atualização 18 de novembro de 2025

Notícias (1)

Presidentes do TRF5, do STF e do TCU, respectivamente, integram a lista de 32 agraciados. Foto: Montagem

A Câmara dos Deputados divulgou a relação das 32 personalidades e instituições que receberão, em 3 de dezembro, a Medalha Mérito Legislativo de 2025. Criada em 1983, a honraria reconhece autoridades, entidades, campanhas e movimentos que tenham prestado serviços relevantes ao Parlamento ou ao Brasil, abrangendo áreas como ciência, política, cultura, religião e ações sociais. 

Entre os agraciados deste ano estão nomes de destaque no cenário político, jurídico e institucional do País.

Luiz Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Cristiano Zanin Martins, ministro do STF, integram a lista. Também será homenageado o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, além do ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho. Entre os representantes do Judiciário também está o desembargador Francisco Roberto Machado, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região. 

No âmbito estadual, recebem a comenda os governadores Carlos Orleans Brandão Júnior (Maranhão) e Paulo Suruagy do Amaral Dantas (Alagoas).

A lista inclui ainda personalidades da vida pública que já ocuparam cargos centrais no Executivo e no Legislativo. São eles: José Barroso Pimentel, ex-deputado, ex-senador e ex-ministro de Estado; Ibrahim Abi-Ackel, ex-deputado e ex-ministro da Justiça; e Osmar José Serraglio, ex-deputado e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

No campo da comunicação, a CNN Brasil Rede de Notícias também será reconhecida pela atuação jornalística em âmbito nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder