Operador estratégico
Romeu Aldigueri conquista estatura política e se firma como peça de equilíbrio do poder no Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/01/2026 às 12:26 AM

Presidente da Assembleia tem pautado debates na política cearense. Foto: Junior Pio/Alece
Com discurso ancorado na defesa do pacto federativo e na vitrine de novos investimentos, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), surge como figura relevante no noticiário político cearense ao divulgar, em vídeo nessa quinta-feira (29), seu posicionamento durante a cerimônia que marcou o anúncio de recursos bilionários para obras estruturantes no Estado. O movimento pode ser apontado como chamada de atenção para o peso de sua posição no cenário eleitoral de 2026.
Defesa do projeto governista
O evento em questão foi realizado na terça-feira (27), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram um pacote de R$ 1,1 bilhão voltado a obras estruturantes nos setores público e privado.
Na agenda, que contou com a presença de Aloizio Mercadante, presidente do banco, do governador Elmano de Freitas (PT) e outras autoridades, Aldigueri destacou a cooperação entre entes federados como motor de resultado social.
Segundo ele, a ocasião permitiu que fosse “mostrado com fatos, que quando o pacto federativo funciona de verdade, quem ganha é a população”. O parlamentar lembrou que o Ceará tornou-se “referência nacional em políticas públicas e que segue crescendo em várias áreas”, a exemplo de educação, saúde, geração de empregos e proteção à mulher.
Ganhos, como destacou, oriundos não apenas da gestão Elmano, mas das anteriores conduzidas pelo senador Cid Gomes (PSB) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “Resultado de trabalho sério, cooperação e foco em quem mais precisa, que é o povo cearense!”, enfatizou Romeu.

A primeira-dama da Alece já foi candidata à prefeita em sua cidade natal Barroquinha e tem sido atuante no âmbito do legislativo estadual. Foto: Douglas Filho/Alece
Articulações a todo vapor
A repercussão ocorre em meio à intensificação de agendas com lideranças municipais, no período que antecede a abertura do ano legislativo, em 2 de fevereiro. No entorno político imediato de Romeu Aldigueri, também avança a pré-candidatura de Tainah Marinho – sua esposa – à deputada estadual, enquanto o presidente do legislativo cearense é citado como possível postulante à Câmara Federal.
Perfil necessário
No crônica política local, aponta-se que a ascensão de Romeu Aldigueri ao comando da Alece “não se deu por trajetória linear de poder interno nem por protagonismo midiático planejado, mas por leitura de conjuntura e capacidade de ajuste”.
Com experiência executiva e perfil operacional – o político foi prefeito de Granja e superintendente da Semace – mantém linha governista sem postura decorativa, marca posições próprias em temas sensíveis e amplia presença institucional.
No cargo atual, é visto como “fiador de estabilidade do bloco governista”, contribuindo para a permanência de Cid Gomes na base aliada, para a coesão do campo político estruturado pelo ministro Camilo Santana e para a previsibilidade legislativa do governo estadual – elementos que o encaixam como peça significativa nesse jogo.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias
Apuração Federal

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























