ALECE
Romeu Aldigueri lança selo em reconhecimento ao trabalho dos conselhos tutelares do Ceará
Por Marlyana Lima - Em 23/05/2025 às 12:26 PM

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destaca importância de formação dos Conselheiros Tutelares – Foto: José Leomar
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na manhã de quinta-feira (22), o Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos, uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento dos conselhos tutelares em todo o estado. A ação visa reconhecer e qualificar o trabalho dos 990 conselheiros tutelares cearenses, promovendo a cultura dos direitos de crianças e adolescentes.
Idealizado pela Alece em parceria com diversas instituições, o programa será desenvolvido em seis etapas: lançamento, adesão mediante inscrição no portal da Assembleia (de 2 a 13 de junho), formação pedagógica, registro e relatoria, avaliação e, por fim, a cerimônia de premiação. A capacitação incluirá cursos on-line, atividades presenciais e o uso do jogo pedagógico “Na trilha dos direitos” como ferramenta de formação.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou o caráter inovador da proposta. “Essa não é apenas uma premiação, mas uma oportunidade de qualificação para os conselheiros, que muitas vezes são eleitos em seus municípios sem a devida formação especializada. O programa promoverá a integração com escolas e famílias, além de valorizar os profissionais que se destacarem”, afirmou.

Lançamento do Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos – Foto: José Leomar
À frente do programa, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, ressaltou a importância de desconstruir a visão punitiva que ainda recai sobre os conselhos tutelares. “A Assembleia ouviu o grito que muitas vezes é silenciado. O Conselho Tutelar não é punição, é acolhimento e parceria. Estamos unidos para fortalecer essa rede de proteção”, enfatizou.
Durante o evento, foi apresentado o mascote oficial do selo: a jandaia Tuti, ave símbolo do Nordeste brasileiro, escolhida por seu canto forte e representativo da voz ativa dos conselheiros tutelares como guardiões dos direitos infantojuvenis.
Formação dos conselheiros
Coordenadora pedagógica do selo, a professora Cinthia Fonseca reforçou que a formação dos conselheiros terá foco não apenas técnico, mas humano. “Nosso objetivo é capacitar os conselheiros para que o atendimento seja assertivo e acolhedor, especialmente em situações de violência. É fundamental que eles saibam abordar com sensibilidade as crianças e adolescentes”, explicou.
Representando os conselheiros tutelares do Ceará, Débora Silva celebrou a iniciativa. “Este selo representa o reconhecimento do nosso trabalho. Queremos desconstruir essa imagem equivocada do conselheiro como ‘bicho-papão’. Somos acolhimento, proteção e escuta. Hoje saímos daqui revigorados”, declarou.

Selo Alece tem como mascote a Jandaia Tuti – Foto: Paulo Rocha
O Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Proteção Social, Direitos Humanos e Educação; das comissões técnicas da Alece de Infância e Adolescência e de Direitos Humanos e Cidadania; do Ministério Público do Estado do Ceará; da Defensoria Pública; do Tribunal de Justiça; e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Mais notícias
Orla do Rio em festa




























