ALECE

Romeu Aldigueri lança selo em reconhecimento ao trabalho dos conselhos tutelares do Ceará

Por Marlyana Lima - Em 23/05/2025 às 12:26 PM

Presidente Da Alece, Deputado Romeu Aldigueri (psb), Destaca Importância De Formação Dos Conselheiros Tutelares Foto José Leomar

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destaca importância de formação dos Conselheiros Tutelares – Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na manhã de quinta-feira (22), o Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos, uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento dos conselhos tutelares em todo o estado. A ação visa reconhecer e qualificar o trabalho dos 990 conselheiros tutelares cearenses, promovendo a cultura dos direitos de crianças e adolescentes.

Idealizado pela Alece em parceria com diversas instituições, o programa será desenvolvido em seis etapas: lançamento, adesão mediante inscrição no portal da Assembleia (de 2 a 13 de junho), formação pedagógica, registro e relatoria, avaliação e, por fim, a cerimônia de premiação. A capacitação incluirá cursos on-line, atividades presenciais e o uso do jogo pedagógico “Na trilha dos direitos” como ferramenta de formação.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou o caráter inovador da proposta. “Essa não é apenas uma premiação, mas uma oportunidade de qualificação para os conselheiros, que muitas vezes são eleitos em seus municípios sem a devida formação especializada. O programa promoverá a integração com escolas e famílias, além de valorizar os profissionais que se destacarem”, afirmou.

Jl

Lançamento do Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos – Foto: José Leomar

À frente do programa, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, ressaltou a importância de desconstruir a visão punitiva que ainda recai sobre os conselhos tutelares. “A Assembleia ouviu o grito que muitas vezes é silenciado. O Conselho Tutelar não é punição, é acolhimento e parceria. Estamos unidos para fortalecer essa rede de proteção”, enfatizou.

Durante o evento, foi apresentado o mascote oficial do selo: a jandaia Tuti, ave símbolo do Nordeste brasileiro, escolhida por seu canto forte e representativo da voz ativa dos conselheiros tutelares como guardiões dos direitos infantojuvenis.

Formação dos conselheiros

Coordenadora pedagógica do selo, a professora Cinthia Fonseca reforçou que a formação dos conselheiros terá foco não apenas técnico, mas humano. “Nosso objetivo é capacitar os conselheiros para que o atendimento seja assertivo e acolhedor, especialmente em situações de violência. É fundamental que eles saibam abordar com sensibilidade as crianças e adolescentes”, explicou.

Representando os conselheiros tutelares do Ceará, Débora Silva celebrou a iniciativa. “Este selo representa o reconhecimento do nosso trabalho. Queremos desconstruir essa imagem equivocada do conselheiro como ‘bicho-papão’. Somos acolhimento, proteção e escuta. Hoje saímos daqui revigorados”, declarou.

Selo Alece Tem Como Mascote A Jandaia Tuti Foto Paulo Rocha

Selo Alece tem como mascote a Jandaia Tuti – Foto: Paulo Rocha

O Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Proteção Social, Direitos Humanos e Educação; das comissões técnicas da Alece de Infância e Adolescência e de Direitos Humanos e Cidadania; do Ministério Público do Estado do Ceará; da Defensoria Pública; do Tribunal de Justiça; e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder