Sucessão aberta

Saída de Jaques Wagner acelera escolha do novo líder do PT no Senado

Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/06/2026 às 12:03 AM

Jaquesvagner1

Parlamentar estava na função desde 2023. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou na quarta-feira (24) que deixará a liderança do governo no Senado, cargo que ocupava desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada “em comum acordo” com o presidente, após reunião realizada no Palácio da Alvorada.

Em nota publicada nas redes sociais, Wagner afirmou que sua prioridade passa a ser “provar a inocência” nas investigações relacionadas ao caso do Banco Master, além de se dedicar à campanha de reeleição de Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e à própria candidatura ao Senado.

A saída ocorre uma semana após o senador ser alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal na Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de vantagens indevidas relacionadas ao ex-sócio do Banco Master, Augusto Ferreira Lima. Wagner nega irregularidades, afirma que colaborará com as investigações e sua defesa acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da operação.

Com a vaga aberta, o governo inicia a articulação para definir o novo líder no Senado. Como mostrou o IN Poder, o senador cearense Camilo Santana (PT-CE) figura entre os principais cotados para assumir a função, ao lado da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A escolha deverá ter peso estratégico na articulação política do Palácio do Planalto às vésperas da campanha eleitoral.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder