Ícone latino-americano
Salão de Abril chega à 77ª edição com inscrições abertas até janeiro de 2026
Por Julia Fernandes Fraga - Em 26/12/2025 às 5:35 PM

Salão é promovido pela Casa do Barão de Camocim, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Foto: Thiago Matine/PMFor
A Prefeitura de Fortaleza abriu as inscrições para a 77ª edição do Salão de Abril, uma das maiores mostras de artes visuais da América Latina. A edição de 2026 homenageia o arquiteto, urbanista e artista plástico Campelo Costa (1939–2022), que estreou na mostra há 60 anos e foi premiado em três edições consecutivas (1966, 1967 e 1968).
Com a questão mobilizadora “Acessibilidade Estética e Poética”, o período de inscrição e submissão de trabalhos segue até 22 de janeiro de 2026, por meio do site oficial do Salão. A curadoria é assinada por Gislana Vale, Melissa Alves, Eliana Amorim e Ana Lira.
Seleção
A proposta Acessibilidade Estética e Poética busca ativar experiências sensoriais que possibilitem fruição e imersão para pessoas com deficiência e para o público em geral, concebendo a acessibilidade como parte da experiência artística e não apenas como recurso técnico.
Nessa edição, serão selecionados 38 trabalhos, além de três obras do homenageado, distribuídos em dez categorias: performance, instalação, escultura, colagem, desenho, gravura, videoarte, fotografia, pintura e têxtil. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, naturais e/ou residentes no Ceará e em outros estados do Nordeste.
Entre as mudanças estão o aumento do cachê de R$ 5 mil para R$ 6 mil, a adoção de política afirmativa, a otimização das etapas de seleção e a ampliação do tempo de análise das obras. O edital também permite a contratação da pessoa artista como pessoa física, com esclarecimento prévio sobre descontos obrigatórios. As alterações resultam de consulta pública realizada entre 2 e 16 de dezembro de 2025.
Vagas
Do total de vagas, 15 são destinadas a artistas do Ceará que não tenham sido contemplados nas últimas três edições; 15 para artistas naturais e/ou residentes no Ceará há, no mínimo, dois anos; oito para artistas naturais e/ou residentes em outros estados do Nordeste pelo mesmo período.
O edital conta ainda com política de cotas para pessoas com deficiência (20%), pessoas autodeclaradas pardas e pretas (20%), indígenas (10%), quilombolas (5%), travestis, transexuais, transgêneros e pessoas não bináries (5%).
Sobre o Salão de Abril
Criado em 1943, o Salão de Abril soma 82 anos de existência e 76 edições realizadas, consolidando-se como uma das exposições de artes visuais mais tradicionais da América Latina. O 77º Salão de Abril é promovido pela Casa do Barão de Camocim, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Mais notícias
AMBIENTE DE NEGÓCIOS






























