Temporada França-Brasil

Salvador sedia abertura das atividades que celebram 200 anos de parceria

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/09/2025 às 2:20 AM

Bahiafranca

Abertura da Temporada Brasil-França 2025 em Salvador. Foto: Reprodução/Redes sociais

O Estado da Bahia assumiu papel de destaque nas celebrações dos 200 anos de relações bilaterais entre Brasil e França com a abertura da Temporada França-Brasil 2025, na última semana, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. O evento recebeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, além de secretários de Estado e representantes da comitiva francesa.

Em seu discurso, o governador destacou a parceria estratégica para o desenvolvimento baiano. “Primamos por fortalecer essa relação. Nós nos preparamos para manter um bom diálogo na economia, na inovação tecnológica, na cultura e no turismo. A França é uma grande parceira da Bahia”, afirmou Rodrigues.

Já o embaixador Emmanuel Lenain falou sobre a relevância da Bahia no fortalecimento da cooperação internacional. “É um sonho estar realizando esse evento preparatório para o fórum que acontecerá em novembro. Trabalhamos com empenho para realizarmos projetos conjuntos. Eles só reforçam a convicção da força e importância do estado”, celebrou. 

Atividades

A agenda da Temporada França-Brasil 2025 contempla ações de cultura, educação, meio ambiente, turismo e atração de investimentos. Em reunião entre o governador, secretários estaduais e a comitiva francesa foram discutidas oportunidades de cooperação para ampliar projetos conjuntos entre Bahia e França.

O secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou que a temporada reforça o reconhecimento internacional da produção cultural baiana e abre portas para novas parcerias.

“Uma programação bastante intensa que, com certeza, vem a fortalecer não só os nossos intercâmbios políticos e culturais, mas as possibilidades que a nossa cultura tem de abrir portas, abrir novos horizontes e nos fazer mais conhecedores da história e dos nossos destinos também”, completou o secretário. 

As atividades da Temporada também foram comentadas pelo secretário de Turismo, Maurício Bacelar. 

“É uma empresa francesa que opera o nosso aeroporto. Outras empresas francesas estão aqui também na rede de hotelaria e na administração do centro de convenções, por exemplo. Nossa ligação com Paris é uma ligação estratégica, porque nos liga a um grande hub internacional na Europa a mais de 180 destinos na própria Europa, Ásia e África, abrindo as portas da Bahia para os principais mercados emissores de turistas do mundo”, explicou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder