Cerimônia de Posse
Sâmia Farias inicia segundo mandato como defensora pública geral do Ceará nesta quarta
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/12/2025 às 2:53 PM

Após lista tríplice, defensora foi indicada novamente ao cargo pelo governador Elmano. Foto: Reprodução/Instagram
A defensora pública Sâmia Farias será reconduzida ao cargo de defensora pública geral do Ceará nesta quarta-feira, 17 de dezembro, em solenidade marcada para as 9 horas, na sede da Defensoria Pública do Estado, em Fortaleza. O evento contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e reunirá autoridades, representantes das instituições do Sistema de Justiça cearense, defensoras e defensores públicos, além de membros do Conselho Superior da Defensoria.
Sâmia Farias recebeu 192 votos na eleição interna da DPCE e sua indicação foi encaminhada à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelo governador. A sabatina ocorreu em novembro, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 19 de novembro.
Em declaração, a defensora, que foi eleita pela primeira vez em 2023, destacou que “os resultados apresentados ao final deste ciclo, com 97% das metas do Plano de Gestão 2023/2025 cumpridas, comprovam uma gestão eficiente, responsável e profundamente comprometida com as pessoas que dependem da Defensoria Pública”.
“Não se trata apenas de números: é a demonstração de que conseguimos transformar metas em ações concretas, capazes de alcançar quem mais precisa. Tudo isso só foi possível porque acreditamos na valorização da carreira e na construção de uma Defensoria cada vez mais moderna. Temos um projeto em curso, sólido e comprometido com a cidadania. Por isso, seguimos trabalhando com responsabilidade, coragem e esperança, porque ainda há muito a ser feito e seguiremos avançando”, garantiu Sâmia.
Trajetória profissional
Com 17 anos de carreira, Sâmia Farias é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na Defensoria Pública em 2008, com atuação nos municípios de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. Atualmente, é titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e Unidade Móvel (Napi) da capital.
Entre 2016 e 2019, ocupou cargos na Defensoria Geral, incluindo subdefensora geral, secretária-executiva, assessora de desenvolvimento institucional e supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria.
Mais notícias
setor digital




























