GOVERNANÇA DE QUALIDADE

São Gonçalo do Amarante conquista a liderança no Nordeste no IGM 2025

Por Marcelo Cabral - Em 18/09/2025 às 2:08 PM

O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, alcançou a maior pontuação do Nordeste no Índice de Governança Municipal (IGM 2025) entre as cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes (Grupo 6). Segundo o último censo do IBGE, o município abriga cerca de 54 mil moradores.

Professor Marcelão se destaca em gestão municipal            Foto: Divulgação

Instituído em 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o IGM avalia a qualidade da governança pública brasileira a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O cálculo utiliza dados oficiais de órgãos relevantes como a Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, Datasus e Inep.

Na edição de 2025, São Gonçalo do Amarante obteve nota 5,70, garantindo a liderança regional e também a primeira colocação no Ceará. O resultado superou o desempenho de municípios vizinhos no mesmo grupo, como Horizonte (5,52), Itaitinga (5,51), Eusébio (5,36) e Aquiraz (4,84).

“Esse resultado é fruto de muito trabalho nos últimos quatro anos, em que a diretriz principal da nossa gestão é cuidar bem das pessoas em todas as áreas da administração pública. São Gonçalo é um município extenso, com sete distritos, a sede e mais de 120 comunidades. Nesse período, abrimos diversos serviços públicos em locais que não possuíam sequer um ponto de apoio à saúde. Estar no topo do Nordeste como modelo de gestão eficiente aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em cuidar dos gonçalenses”, afirma o prefeito Professor Marcelão.

Reconhecimento acumulado

Nos últimos anos, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante colecionou mais de 50 premiações em áreas diversas como Gestão Pública, Saúde, Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Previdência e Finanças. Entre os destaques estão o Selo Unicef, o título de Prefeito Amigo da Criança (Fundação Abrinq), o Band Cidades Excelentes, o reconhecimento como Hospital Amigo da Criança, o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, além de distinções como Escolas Nota Dez.

Mais recentemente, o município obteve a nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (MFaz). O resultado reflete o equilíbrio fiscal e a boa gestão dos recursos públicos sob a administração do Professor Marcelão. No Ceará, apenas 16 dos 184 municípios tiveram nota máxima. Outras conquistas foram: Prefeito Inovador, Selo TCE Ceará Sustentável e o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder