RITMO ACELERADO

Sarto acompanha obra do CEI no Papicu e reafirma compromisso com a educação

Por Marcelo - Em 06/01/2021 às 3:18 PM

O prefeito José Sarto acompanhou, ‘in loco’ nesta quarta-feira (6), as obras do novo Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Papicu, que conta com 90% das obras civis realizadas. Quando em funcionamento garantirá, ainda no primeiro semestre deste ano, a ampliação do número de matrículas em creches municipais.

A iniciativa reafirma as prioridades elencadas pela atual gestão no âmbito da educação. Nessa perspectiva, após a autorização sanitária do retorno seguro das aulas presenciais, 100 alunos de um a três anos terão acesso à educação em tempo integral.

Dalila Saldanha acompanhou José Sarto  na visita ao CEI                                Foto: Divulgação

“Esse é mais um compromisso voltado à proteção da primeira infância, bandeira levantada pela ex-primeira-dama da cidade, Carol Bezerra, que continua a ser erguida por nós. A nossa determinação é levar a presença positiva do município, principalmente, para as áreas que mais precisam”, disse Sarto.

Encravada num terreno de 1.600 m², a unidade contará com 775 m² de área construída, composta por cinco salas de aula, banheiros adaptados, ambientes administrativos, lactário, fraldário, refeitório, cozinha industrial e pátio para atividades recreativas. No total, estão sendo investidos R$ 2,4 milhões.

A expansão da oferta de vagas voltadas à educação infantil tem se consolidado como marca registrada da capital cearense nos últimos anos. Dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias, a Prefeitura de Fortaleza conta com 261 unidades atendendo à população fortalezense. Além disso, o município possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola.

De 2013 a dezembro de 2020, ao longo da gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, 40 Centros de Educação Infantil foram construídos do zero pela Prefeitura de Fortaleza. Neste momento, pelo menos 29 equipamentos similares estão em construção para fortalecer e democratizar o acesso à educação pública de qualidade na Capital.

“A expectativa é entregar, como este, nove outros novos CEIs logo no primeiro semestre de 2021. Nos dois primeiros anos de gestão, serão cerca de 2 mil novas vagas criadas para crianças de 1 a 3 anos em tempo integral”, explicou a secretária Municipal de Educação, Dalila Saldanha.

A titular da SME garantiu, ainda, que os protocolos de retomada das aulas presenciais seguem em definição junto às autoridades sanitárias para minimizar riscos e garantir a segurança dos estudantes. E lembrou que a aquisição da vacina e início da imunização será determinante para que isso aconteça.

Empreendedorismo

Ainda na manhã de hoje Sarto acompanhou, no Serviluz, as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor. A partir da transformação urbanística da Avenida Zezé Diogo, que se tornará a Rua do Comércio, a iniciativa irá aquecer a economia local e fortalecer os pilares prioritários para os primeiros 100 dias de gestão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder