Rivais em 2024?

Sarto e Evandro Leitão parabenizam Ceará pelo tricampeonato do Nordestão

Por Deusdedit Neto - Em 04/05/2023 às 12:28 AM

Novo Projeto (6)

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza | Divulgação / Alece

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), usaram suas redes sociais para parabenizarem o tricampeonato da Copa do Nordeste conquistado pelo Ceará, feito obtido na noite dessa quarta-feira, 3, nos pênaltis, diante do Sport-PE, na Ilha do Retiro, no Recife.

Em publicação no Instagram, Sarto descreveu o feito do Alvinegro como “uma grande vitória para o futebol cearense” e elogiou todos os integrantes do Vovô.

“Parabéns a todos que fazem o time, incluindo jogadores, equipe técnica e diretores! Forte abraço para toda a torcida alvinegra”, escreveu o prefeito.

Já Leitão, que é ex-presidente do Ceará e considerado grande responsável pela reconstrução do clube desde 2008, descreveu o título como “merecido” para a “alegria da nação alvinegra”.

Eleição

Apesar de ainda distante, a eleição para Prefeitura de Fortaleza corre forte nos bastidores. Sarto é o favorito do PDT para concorrer à reeleição.

Contudo, Evandro, desponta como peça importante para colaborar com a reconstrução da aliança entre PT e PDT. Isto porque, caso venha a concorrer ao Paço Municipal em 2024, contará com apoio de grandes nomes da política cearense como o senador Cid Gomes (PDT); o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); e o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).

Desfiliação?

Mas o caminho para Evandro concorrer ao pleito do próximo ano é complicado. Caso decida disputar a Prefeitura, precisará renunciar ao cargo de deputado estadual – visto que a janela partidária de 2024 valerá apenas para vereadores – e rumar para outra sigla. Isto porque a missão de desbancar Sarto nas prévias do PDT em Fortaleza é praticamente impossível. 

Especula-se nos bastidores que o próximo destino de Evandro seja o PT. E o coro para que o presidente torne-se petista foi puxado pelo líder do PT na Alece, o deputado De Assis Diniz, e pela deputada estadual Larissa Gaspar (PT).

Há também a possibilidade de ele ser candidato por outro partido: o Republicanos. Chiquinho Feitosa, presidente da sigla no Estado, teria articulado a chance de filiação com a colaboração de Camilo. Os três estiveram reunidos no endereço de Chiquinho, em Fortaleza, no mesmo dia da convenção municipal do PDT, que reconduziu Roberto Cláudio (PDT) à presidência municipal do partido brizolista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder