A convite da CAF

Sarto participa da 6ª Cumbre Ibero-Americana, em Barcelona

Por Pompeu - Em 18/10/2022 às 4:45 PM

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou, nesta terça-feira (18/10), da Conferência Inaugural da 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero, em Barcelona. Ele cumpre missão na Espanha a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com o objetivo de buscar parcerias e atrair novos investimentos para a Capital. O encontro reúne gestores de municípios da América Latina e também da Espanha.

18 10 2022 Barcelona

Sarto ao lado da prefeita de Santa Coloma de Gramenet (Barcelona, Espanha), Núria Parlon Gil, e do ex-presidente do Governo da Espanha (2004 a 2011), José Luis Rodríguez Zapatero

 

Sarto enfatizou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com políticas que promovam a igualdade de gênero. “A Cumbre tem o objetivo de construir novos modelos de cidades, partindo de uma visão de justiça e igualdade de gênero como premissa para o desenvolvimento local. Um debate muito rico, que convida gestores municipais a pensarem políticas públicas para transformar realidades dentro dessa agenda. Esse é o nosso propósito”, afirmou o prefeito Sarto.

A conferência inaugural contou com a participação da prefeita de Santa Coloma de Gramenet (Barcelona, Espanha), Núria Parlon Gil, e do ex-presidente do Governo da Espanha (exercício de 2004 a 2011), José Luis Rodríguez Zapatero, e foi moderada pela vice-presidente da União Ibero-Americana de Municipalistas para América do Sul, Marilia Isfer Ravanello.

O ex-presidente do Governo da Espanha (exercício de 2004 a 2011), José Luis Rodríguez Zapatero, reconhecido pela implantação de políticas progressistas no País, enalteceu o protagonismo da América Latina, ao abraçar a discussão sobre igualdade de gênero.

“É um grande acerto essa iniciativa da comunidade Ibero-Americana, que assume protagonismo para discutir o feminismo e a igualdade de direitos, principalmente neste momento histórico, considerando a pandemia, os conflitos, a guerra, a crise. Temos que ter ideias claras. E, na América Latina, temos movimentos sociais relevantes de todas as ordens, especialmente o feminismo, com um movimento cada vez maior, mais jovem, mais renovado”, afirmou.

Para a prefeita de Santa Coloma de Gramenet, Núria Parlon, ser anfitriã do evento é um reconhecimento pelos esforços da cidade em construir políticas inclusivas para mulheres. “A Cumbre vai nos permitir desenhar novas políticas públicas para enfrentar riscos de desigualdades sociais e de discriminação de gênero”, defendeu Núria Parlon.

Sobre a conferência

Realizada de 18 a 21 de outubro, a 6ª Cumbre Ibero-Americana é organizada pelo Conselho Municipal de Santa Coloma de Gramenet e pela União Ibero-Americana de Municipalistas, juntamente com a ONU Mulheres, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a CAF, a Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Secretaria-Geral Ibero-Americana e a Rede Ibero-Americana de Municípios pela Igualdade de Gênero, entre outras entidades.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder