AÇÕES RELEVANTES

Sarto visita obras do novo Gonzaguinha e institui comitê para prevenir a violência

Por Marcelo - Em 18/05/2021 às 5:39 PM

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou nesta terça-feira (18), as obras do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter, que estão 24,43% executadas, e devem ser concluídas em novembro deste ano. O equipamento fortalecerá a assistência materno-infantil na Capital, garantindo, ainda, serviços direcionados à clínica médica e aos casos de emergência.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, lembrou que trata-se de um investimento de R$ 21,2 milhões, que vem proporcionando a estruturação física de 165 leitos, centro cirúrgico, centro de parto normal, urgência obstétrica, internação conjunta e internação clínica.

Samuel Dias e José Sarto observam o mapa das obras do Gonzaguinha do Conjunto José Walter                          Foto: Divulgação

De acordo com o prefeito, a primeira etapa do hospital está concluída e pronta para ser equipada. Em caso de necessidade, ela pode entrar em operação antecipadamente. “O antigo Gonzaguinha dispõe hoje de 59 leitos. Apenas esta primeira etapa do novo hospital já conta com 60 leitos, prontos para receber os equipamentos necessários”, afirmou.

Conforme o cronograma de execução, até o fim deste ano, a capacidade instalada será praticamente triplicada. “Este é um movimento importante de expansão permanente de nossos leitos para a proteção à saúde e à vida. Além da localização estratégica, temos uma acessibilidade incrível para acolher a nossa população”, disse José Sarto.

Combate à violência

Ainda nesta terça-feira, por meio do decreto nº 15.015, Sarto instituiu a criação do Comitê Executivo Municipal Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CEMPHA). De acordo com o prefeito, entre outras atribuições, o comitê vai atuar para organizar um sistema de investigação social, a fim de produzir dados e indicadores que vão embasar políticas públicas na cidade.

“Um ambiente seguro para nossos jovens passa pela garantia de direitos e pelo acesso a condições plenas de desenvolvimento. E esse é um compromisso nosso em Fortaleza”, reforçou José Sarto. Ele salientou que é preciso estabelecer políticas para prevenir que adolescentes sejam alvo da violência.

O comitê intersetorial, composto por Conselho Executivo, Conselho Participativo, Conselho Consultivo e Equipe Técnica, será vinculado ao Gabinete do Prefeito e irá acompanhar e implementar o Plano Municipal de Enfrentamento à Letalidade na Adolescência. Os trabalhos também serão baseados no Plano Fortaleza 2040, para conhecimento das vulnerabilidades e necessidades da população. E haverá parceria com o Governo do Ceará e a sociedade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder