foco e planejamento

Saúde é a prioridade da Prefeitura nos próximos seis meses de gestão, diz Evandro

Por Aflaudisio Dantas - Em 11/07/2025 às 11:10 AM

Evandro Leitão Reunião Secretariado

Evandro Leitão reuniu toda a sua equipe para um balanço de gestão e planejamento Foto: Douglas Filho/Portal IN

Saúde é a bola da vez nos próximos seis meses de gestão de Evandro Leitão (PT) na Prefeitura de Fortaleza. É o que garante o próprio prefeito, em entrevista ao Portal IN, antes  da reunião com seu secretariado, no Centro de Eventos, nesta sexta-feira (11). O evento reúne, além do prefeito e do seu time de secretários, gestores de segundo e terceiro escalão na máquina administrativa da Prefeitura.

O prefeito adiantou que nos próximos seis meses serão convocados ao menos 800 profissionais para trabalhar no sistema de saúde do município. Os quadros virão do último concurso público realizado pela Prefeitura de Fortaleza voltado para o Instituto Dr. José Frota (IJF), além de trabalhadores vinculados a associações de saúde.

Segundo Evandro, ainda não é possível determinar o quanto esse movimento demandará em investimentos, mas estudos estão em andamento para garantir a alocação dos recursos. “Nós vamos recuperar todos os equipamentos da saúde do município de Fortaleza. Além disso, nós também iremos fazer um investimento muito forte na convocação dos aprovados em concurso do IJF, da FAGIFOR”, afirma.

Há um deficit, segundo o prefeito, recebido pela sua gestão, em áreas áreas que merecem atenção especial. “Nós temos uma deficiência enorme de um número considerável de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de dentistas, de auxiliares de odontologia”, exemplifica. Evandro diz que as convocações já começam a partir de 1º de agosto.

Estrutura física

Outro eixo de atuação, esse com os trabalhos já em andamento, é na melhoria da estrutura física dos equipamentos de saúde. Os cuidados vão abranger desde os postos de saúde, até o IJF, principal equipamento de saúde da Capital. Segundo o prefeito, o trabalho que ele chama de “zeladoria da cidade”, será aplicado de forma direcionada aos equipamentos de saúde sob responsabilidade da Prefeitura.

Sobre os primeiros seis meses de gestão, Evandro destaca a normalização da oferta de medicamentos para a população como um grande êxito do seu primeiro semestre como prefeito. Outro ponto importante é o mapeamento das despesas da Prefeitura e o saneamento de dívidas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder