Instituição sólida

Secretaria da Fazenda do Ceará comemora 189 anos de história

Por Julia Fernandes Fraga - Em 26/09/2025 às 3:41 PM

Sefaz4

Sede da Sefaz-CE no Centro de Fortaleza. Fotos: Governo do Ceará

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), localizada no Centro da capital, comemora, nesta sexta-feira (26), 189 anos de fundação. 

Sefaz6

Secretário Fabrízio Gomes

Durante a festa, celebrada com um café da manhã especial na sede do órgão, o titular da pasta, Fabrízio Gomes, ressaltou que ao comemorar os 189 anos da instituição é preciso reconhecer que “o trabalho de todos é o que permite ao Governo do Estado fazer as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos cearenses”. 

O secretário lembrou, ainda, que todos passam “mas a instituição fica, com a força e a importância dela para o Estado do Ceará”.

Guilherme França, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), completou citando o reconhecimento da secretaria em âmbito nacional. “Somos reconhecidos como uma secretaria de ponta, temos diversos reconhecimentos nacionais. Isso só fortalece o trabalho que desenvolvemos aqui”, afirmou.

Sefaz5

Café da manhã de 189 anos da Sefaz-CE

História e missão da Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foi criada em 26 de setembro de 1836, durante o governo de José Martiniano de Alencar (1834-1837), por meio da Lei Provincial nº 58, com o nome de Thesouraria Provincial.

A criação do órgão representou, à época, um avanço na conquista de maior autonomia administrativo-financeira para o Ceará, que passou a ter competência para instituir, arrecadar e gerir seus próprios tributos.

Com a Proclamação da República, em 1889, e a Constituição Estadual de 1891, o órgão passou a se chamar Secretaria dos Negócios da Fazenda, denominação posteriormente simplificada para Secretaria da Fazenda.

Atualmente, a instituição mantém como missão “melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”. Sua visão é “construir um ambiente fiscal sólido, transparente e justo, com a participação da sociedade, que favoreça o desenvolvimento equilibrado do Estado”.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder