segurança pública

Secretário Roberto Sá defende governança integrada e tecnologia na segurança durante evento nacional

Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 5:58 PM

Roberto Sá Sspds Seminário Segurança Pública 2

Secretário Roberto Sá participa, em Brasília, da I Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança 2025 Foto: Divulgação/SSPDS

Com presença marcante na I Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança 2025, o Ceará reafirma seu papel estratégico na formulação de políticas públicas de segurança no Brasil. A comitiva cearense, composta pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; pelo secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque; e pelo diretor-geral da Polícia Civil (PCCE), Márcio Gutiérrez, tem atuado ativamente nos painéis e discussões que buscam construir uma agenda nacional integrada para o setor.

O evento, iniciado na terça-feira (1º) e que segue até essa quinta-feira (3), reúne representantes das forças de segurança de todos os estados e do Distrito Federal, além de autoridades dos Três Poderes e organismos internacionais. Organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), a conferência destaca temas como inovação tecnológica, governança, combate ao crime organizado e aprimoramento legislativo.

Durante a cerimônia de abertura, o Consesp apresentou nove anteprojetos de lei com propostas para modernizar o sistema de segurança pública no país. Os textos foram entregues a autoridades políticas e institucionais, incluindo o relator da PEC da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Ceará em evidência

A participação de representantes do Ceará tem ganhado visibilidade nacional, não apenas pela presença ativa nos debates, mas também pelo histórico recente do estado na adoção de medidas inovadoras em áreas como inteligência policial, integração entre forças e gestão penitenciária. A atuação articulada das secretarias cearenses reforça a estratégia de construção de soluções colaborativas e adaptadas à realidade de cada unidade federativa.

Além das discussões técnicas e políticas, a conferência promove uma feira de tecnologias aplicadas à segurança pública, com exposições de equipamentos operacionais, sistemas de monitoramento e soluções digitais. O objetivo é aproximar gestores e especialistas das inovações que já transformam a atuação das forças de segurança em diferentes contextos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder