"As Casas do Senado"

Senado homenageia cearenses Mauro Benevides e Eunício Oliveira, ex-presidentes da Casa

Por Deusdedit Neto - Em 05/03/2024 às 5:39 PM

Whatsapp Image 2024 03 05 At 16.43.38

Mauro e Eunício foram os únicos cearenses que receberam a honraria. Foto: Portal IN

Em comemoração aos seus 200 anos, o Senado Federal fez o lançamento e a entrega nesta terça-feira, 5, das medalhas comemorativas com o tema “As Casas do Senado”, cunhadas pela Casa da Moeda. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) afirmou que “as medalhas simbolizam e mantêm viva a memória de lugares e momentos importantes para o Senado e que são um meio para se preservar a história e os valores democráticos para as futuras gerações”.

As medalhas são concedidas a personalidades de destaque como forma de agradecimento e reconhecimento ao apoio à atividade legislativa e política. Na cerimônia desta terça, foram homenageados os ex-presidentes do Senado, entre eles dois cearenses: o eterno senador Mauro Benevides e Eunício Oliveira (MDB), hoje deputado federal. Neto de Mauro, o prefeito de Redenção, Davi Benevides (PSB) esteve na plateia presenciando o ato solene.

Também foram homenageados os ex-presidentes Garibaldi Alves (MDB-RN), Davi Alcolumbre (MDB-RJ), Renan Calheiros (MDB-AL), Edinson Lobão (MDB-MA), Tião Viana (PT-AC) e Jader Barbalho (MDB-PA). A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou da solenidade representando a bancada feminina.

Sobre as medalhas

As medalhas foram elaboradas em três modelos diferentes e retratam as sedes ocupadas pela instituição ao longo de sua história. A sede atual do Parlamento brasileiro, o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, está retratada na versão em prata dourada. Já a medalha feita de prata traz a fachada do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, o qual foi sede do Senado entre 1925 a 1960. O Palácio Conde dos Arcos, também no Rio de Janeiro, foi ocupado pelo Senado entre 1826 e 1925, e estampa a medalha feita de bronze. As peças comemorativas serão concedidas a personalidades de destaque como forma de agradecer e reconhecer o apoio à atividade legislativa e política.

Além de ex-presidentes vivos do Senado, a  líder da Bancada Feminina da Casa, senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, também será agraciada com uma medalha. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destaca o papel da homenagem e enfatiza a importância da solenidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder