Governo do Ceará

Serviço de oncologia chega ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe para beneficiar cearenses de 40 municípios

Por Deusdedit Neto - Em 27/09/2023 às 10:28 PM

230927 Entrega Oncologia Hrvj Hb9996 2048x1365

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

Cearenses de 40 municípios serão beneficiados com a chegada do serviço de oncologia ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). O atendimento especializado em câncer foi iniciado nesta quarta-feira, 27, e contou com visita do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. A expectativa é que, até outubro de 2024, 2.714 pacientes passem por acompanhamento na unidade.

O chefe do Executivo estadual destacou a comodidade e a agilidade que o novo serviço irá trazer para toda a população do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central. “Estamos entregando aqui uma grande conquista para a população de todo o Vale do Jaguaribe. Com esse serviço, o cearense e a cearense que aqui reside, aqui será atendido. Acaba o sofrimento de todo um deslocamento até Fortaleza. Fico muito feliz e tenho certeza que isso será um grande marco”, disse.

O custo mensal estimado para a manutenção do serviço no equipamento é de R$ 2,42 milhões. A unidade vai tratar todos os tipos de câncer e, em sua estrutura, contará com quatro consultórios para triagem e consultas, e um Hospital Dia para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira. O HRVJ também terá sala de cirurgia que atuará exclusivamente para atender pacientes oncológicos.

A secretária salientou as demandas que serão atendidas através da chegada do novo serviço na região. “Existe um estudo epidemiológico que afirma que cerca de 2 mil pessoas estão com câncer nesta região. Queremos atender toda essa parcela dos cearenses. O que é importante é dar acesso à população para o tratamento do câncer, algo tão necessário”, comentou Tânia Mara.

Além da oncologia e da ala de politrauma, o HRVJ também deve realizar a abertura de serviço de obstetrícia e pediatria. Os novos setores serão inaugurados de forma progressiva e seguindo um cronograma previamente estabelecido.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder