Data Solene
Sessão especial marca os 90 anos do TCE Ceará e relembra legado de Alexandre Figueiredo
Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/10/2025 às 1:11 PM

Sessão Especial pelo 90 anos do TCE-CE reuniu diversas autoridades nacionais e internacionais. Fotos: TCE-CE
A celebração pelos 90 anos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará) ocorreu na manhã dessa terça-feira (14), no auditório do Edifício 5 de Outubro, no Centro da capital. Durante a solenidade, o espaço recebeu o letreiro com o nome “Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo”, em homenagem in memoriam aprovada por unanimidade pelo colegiado Pleno.

Nonato Lima e Chambinho do Acordeon interpretaram o Hino Nacional
A cerimônia contou com a apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor), que interpretou músicas como “Mucuripe” (Fagner), “Terral” (Ednardo) e “Frevo Mulher” (Zé Ramalho). O Hino Nacional foi executado pela dupla Chambinho do Acordeon e Nonato Lima.
Autoridades, gestores e servidores acompanharam também a exibição de vídeos sobre a história do Tribunal e sobre a trajetória do conselheiro Alexandre Figueiredo.
Discursos e homenagens
O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, abriu o evento enaltecendo o “dia de festa”, e se dizendo “feliz e emocionado”. “O Tribunal é um dos tribunais mais antigos do Brasil, e fico muito feliz por fazer parte da história do TCE Ceará, que é uma casa dedicada à cidadania. O maior objetivo desta Corte é que os recursos públicos sejam bem aplicados e que o cidadão tenha acesso a um serviço de qualidade”, acrescentou.
Em seguida, a conselheira ouvidora Patrícia Saboya discursou sobre o ex-colega falecido: “em seu devotado exercício profissional, foi implacável defensor dos interesses do Estado e do fiel cumprimento dos preceitos constitucionais. Nos 29 anos como membro desta Corte, são inúmeros os feitos históricos de sua atuação”.

Wanda Paula Pessoa, viúva de Alexandre Figueiredo, recebeu a homenagem do TCE
Ela citou o exemplo da implantação da Escola de Contas e encerrou afirmando que “Alexandre foi um exemplo de profissional parceiro, um amigo querido e divertido, de gosto simples e muito cordial, de boas anedotas e de muitas risadas”.
Na ocasião, os conselheiros entregaram também a Medalha de Mérito da Corte de Contas à esposa Wanda Paula Pessoa e aos filhos do conselheiro.
Presenças de honra
O presidente Rholden Queiroz foi ladeado durante a sessão pelos: vice-presidente Valdomiro Távora (representando o Instituto Rui Barbosa/IRB); governador Elmano de Freitas (PT) e vice-governadora Jade Romero (MDB); vice-presidente da Alece, Danniel Oliveira (MDB); presidente do TJCE, Heráclito Vieira; procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão; presidente da CMFor, Leo Couto.

Governador Elmano discursou na sessão
Além de representantes de outros órgãos como TRF5, TRT7, MPCE, DPE-CE, OAB-CE e MPT-CE.
Sobre o Tribunal, Elmano de Freitas disse ser “uma instituição que exerce um papel fundamental na defesa da democracia e do estado democrático de direito”. Ele parabenizou “todos e todas que fazem parte da importante Corte” e agradeceu “a parceria para a formação cidadã dos nossos jovens cearenses”.

Manuel Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas de Angola, também participou
O juiz conselheiro do Tribunal de Contas de Angola, na África, Manuel Domingos, integrou a solenidade e elogiou a atuação da Corte cearense. “O Tribunal de Contas do Ceará está de parabéns, não só pelos marcantes 90 anos, mas por sua atenção com os demais Tribunais, compartilhando suas experiências no domínio das fiscalizações e julgamentos de contas, em especial nas políticas públicas da primeira infância e ambiental”, finalizou.
Mais notícias
referência italiana




























