Orgulho e emoção

Sessão solene exalta papel social da Edisca e das bailarinas Renata e Eva

Por Oceli Lopes - Em 26/05/2025 às 6:14 PM

Edisca, Alece Renata Saldanha E Eva Pacheco Foto Dário Gabriel

Denise Carrá, Marcos Sobreira e sua filha, Eva Pacheco, Dora Andrade, Renata Saldana e Juliana Lucena. Foto: Dário Gabriel

Para homenagear a Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) e as bailarinas Renata Saldanha e Eva Pacheco, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (26), no Plenário 13 de Maio. A cerimônia atendeu a requerimento dos deputados Marcos Sobreira (PSB) e Juliana Lucena (PT), com a subscrição da deputada Jô Farias (PT).

Fundada em 1991, em Fortaleza, a Edisca é uma organização educacional sem fins lucrativos que utiliza a dança como ferramenta de transformação social para os jovens em situação de vulnerabilidade. Ao longo de mais de 30 anos de existência, a instituição criou programas de arte, reforço escolar, psicologia, saúde preventiva e inclusão.

As bailarinas Renata Saldanha e Eva Pacheco são dois dos talentos despontados na escola, que se destaca como um centro de excelência na formação de artistas e agentes culturais. Renata e Eva participaram da edição de 2025 do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo. Renata, inclusive, sagrou-se como a primeira cearense a vencer a atração televisiva.

Marcos Sobreira, Edisca Renata Saldanha E Eva Pacheco Foto Dário Gabriel

Marcos Sobreira, Dora Andrade, Eva Pacheco, Renata Saldanha, Juliana Lucena e De Assis Diniz. Foto: Dário Gabriel

Um dos autores da sessão, o deputado Marcos Sobreira relacionou o êxito de Renata e Eva – e também de outras mulheres – ao trabalho exercido pela Edisca, na pessoa da fundadora, a coreógrafa Dora Andrade: “Se as meninas conseguiram êxito e levaram o nome do Ceará para todo o Brasil e para fora do nosso País, se tantos sonhos foram realizados e vidas transformadas no nosso Estado, deve-se isso à senhora Dora Andrade”.

O parlamentar também reconheceu a jornada de sucesso das duas bailarinas no Big Brother Brasil, além de valorizar as constantes demonstrações de orgulho por serem cearenses: “Queremos parabenizá-las pelo destaque que vocês deram ao nosso Estado, pelo orgulho que vocês mostraram de serem cearenses”.

Nesse mesmo sentido, a deputada Juliana Lucena exaltou o papel da Edisca e tratou a instituição como “uma das maiores referências em transformação social do nosso Estado”. Para ela, a escola de Dora Andrade leva “dignidade, oportunidade e esperança a centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.

Sobre Renata e Eva, a deputada destacou que ambas foram mais do que meras participantes e jogadoras de um programa. “Vocês foram símbolos, vocês foram vozes que ecoaram para milhões de brasileiros a potência da mulher nordestina e mulher cearense”.

De Assis Diniz (PT), primeiro secretário da Casa, leu uma mensagem do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PSB): “Quero saudar a Edisca e suas representantes Renata Saldanha e Eva Pacheco, bem como a coreógrafa Dora Andrade, por levarem para o Brasil e o mundo a importância do nosso Estado”, destacou.

A solenidade homenageou a Edisca, na pessoa da sua fundadora e diretora-geral, Dora Andrade, e as bailarinas e participantes do Big Brother Brasil, Renata Saldanha e Eva Pacheco. Os deputados Marcos Sobreira e Juliana Lucena e a secretária municipal de Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, foram os responsáveis por entregar as comendas.

Renata Saldanha E Eva Pacheco Foto Marcos Moura

Renata Saldanha e Eva Pacheco exibem as comendas que receberam. Foto: Marcos Moura

Renata se disse honrada pela homenagem e também por inspirar e trazer identificação para outras pessoas através da sua história. “É uma paixão que eu tenho muito, que é a de ser cearense e fortalezense, e mais ainda a de ter vindo de um projeto social que desenvolveu além da arte em mim. Então a voz que eu puder dar para esse projeto, que foi tão importante para minha vida, eu sempre darei”, frisou.

Assim como sua companheira de dança, Eva destacou o papel da Edisca na sua vida: “Foi minha casa por mais de 15 anos, e eu falo, com toda certeza, que aprendi muito mais do que passos de dança. Ela me transformou como mulher, dentro da minha história, com senso de responsabilidade. Tô muito feliz que a gente possa ter levado em nível nacional o nome da nossa escola”, exaltou.

Dora Andrade aproveitou o momento para anunciar que Renata e Eva serão embaixadoras da Edisca. “Nós vamos fazer duas campanhas: uma de arrecadação de fundos, doação e apadrinhamento e também uma para o nosso primeiro negócio social, que é o bazar e brechó”, revelou. Completou dizendo que a vitória das duas meninas “se deve a elas próprias”.

“Eu conheço essas meninas desde crianças. São meninas extremamente fortes, éticas, honradas, que sempre me encheram de orgulho. O mérito, eu sinto, é inteiramente de vocês”, concluiu.

Compuseram a Mesa da Sessão solene os deputados Marcos Sobreira, Juliana Lucena e De Assis Diniz; a coreógrafa, fundadora e diretora-geral da Edisca, Dora Andrade; as bailarinas Renata Saldanha e Eva Pacheco; e a secretária municipal do Turismo de Fortaleza, Denise Sá Vieira Carrá, representando o prefeito, Evandro Leitão (PT).

Fonte: Alece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder