Iniciativa de Luiz Gastão

Sessão Solene homenageia os 525 anos da Primeira Missa celebrada no Brasil

Por Oceli Lopes - Em 23/04/2025 às 2:16 AM

Cruz Luiz Gastão Kayo Magalhães Câmara Dos Deputados

Senador Ciro Nogueira, Padre Omar Barroso e deputado Luiz Gastão. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados, por solicitação do deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), presidente da Frente Parlamentar Católica, realizou nesta terça-feira, 22, Sessão Solene em homenagem aos 525 anos da Primeira Missa celebrada no Brasil, na então Terra de Santa Cruz.

O destaque da solenidade foi a presença da cruz de ferro original utilizada na missa de 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Bahia.

“Neste 22 de abril de 2025 tivemos a honra de realizar uma sessão solene, a meu pedido, para celebrar a passagem da cruz da primeira missa do Brasil. Um momento de fé, história e união para todos nós!”, registrou Luiz Gastão.

A peça histórica veio do Museu da Sé de Braga, em Portugal, e está em peregrinação por diversas cidades de Portugal e do Brasil (chegou dia 12 de abril e ficará no País até o dia 27 próximo).

Jubileu

A passagem da cruz por Brasília marca não apenas a abertura oficial das comemorações do Jubileu dos 525 anos da Primeira Missa, mas também o início das celebrações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, estabelecidas em 1825 com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança.

O Padre Omar Barroso, pároco em São José da Lagoa (RJ), ressaltou o significado da presença da cruz no Congresso.

“Hoje, um dia importante, a cruz visita esse lugar de decisões, trazendo bênçãos e sabedoria divina. O momento se torna ainda mais importante pela homenagem que podemos fazer um dia após o falecimento do nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que sempre nos ensinou a carregar a cruz dos mais pobres e vulneráveis. Que essa mensagem de amor ilumine o Brasil”, disse o sacerdote, com a cruz nas mãos.

Com informações do Correio Braziliense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder