Tradição empresarial
Sessão solene pelos 100 anos da GM do Brasil enaltece símbolo da industrialização nacional
Por Julia Fernandes Fraga - Em 28/10/2025 às 6:54 PM

Parlamentares que solicitaram a sessão recebem os representante da General Motors. Fotos: Câmara dos Deputados
O Congresso Nacional realizou nesta terça-feira (28) sessão solene pelos 100 anos da General Motors (GM) no Brasil, empresa detentora de marcas como Chevrolet e Cadillac.
Na cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), parlamentares e representantes da indústria automobilística ressaltaram o papel da empresa na industrialização do país e na transição para tecnologias mais limpas.
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), autor do requerimento da homenagem, afirmou que o poder público deve “abrir caminho” para o crescimento da indústria diante de desafios como a reforma tributária e a transição energética. Ele acrescentou que “o financiamento consistente em ciência, tecnologia e inovação é um dos pilares que tornam um país rico” e citou o potencial do hidrogênio de baixo carbono como fonte de energia limpa.
O deputado Alex Manente (Cidadania-SP), que é co-autor, lembrou que a chegada da GM em 1925, no bairro do Ipiranga (SP), marcou o início da industrialização brasileira. Depois desse momento, modelos como Opala, Chevette e Corsa se tornaram parte da memória afetiva nacional.
Exportação e competitividade
Também presente, Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, declarou que o Brasil tem uma “vocação natural” para a exportação de produtos industrializados. Dados da Anfavea mostram que entre janeiro e agosto de 2025, o país exportou 313,3 mil veículos, número 12,1% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
Segundo ele, fabricantes de automóveis, o setor de autopeças, mineradoras e agências reguladoras precisam atuar de forma integrada para fortalecer a produção nacional. “Que o [automóvel] produzido localmente seja mais significativo do que o simples adesivo ‘fabricado no Brasil’ que vemos colado em carros ditos fabricados no Brasil, que têm pouca ou nenhuma industrialização”, pontuou.
Já Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais da GM na América do Sul, citou políticas públicas como o Rota 2030, a Lei do Bem e o RenovaBio, que estimulam a inovação e o fortalecimento da indústria brasileira.
Selo comemorativo
Na ocasião, os Correios lançaram um selo postal especial em comemoração ao centenário da General Motors. De acordo com o diretor de negócios dos Correios, Hilton Rogério Maia Cardoso, os selos comemorativos buscam “eternizar momentos, personalidades e realizações que marcaram épocas”.
- Mesa de Honra da Sessão Solene
- Santiago Chamorro
- Hugo Motta
- Marcos Pontes
- Alex Manente
- Hilton Rogério Cardoso e Alex Manente
- Igor Calvet
- Cátia Ferreira
- Hilton Rogério Cardoso e Hugo Motta
- Sessão Solene pelos 100 anos da GM do Brasil
Mais notícias
Cuidado Público






































