VÍDEO INSPEÇÃO

Seuma utiliza robô para fazer a limpeza de galerias de águas pluviais na Capital

Por Marcelo - Em 17/08/2022 às 2:44 PM

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) está implementado o projeto ‘Vídeo inspeção’, que realiza o monitoramento das galerias de águas pluviais da capital cearense, com o objetivo de identificar pontos onde haja o acúmulo de lixo ou ligações clandestinas de esgoto. Somente na primeira fase do trabalho, já foram recolhidas 40 toneladas de lixo e outros materiais

Luciana Lobo diz que projeto traz muitos benefícios para a população               Foto: Portal IN

“O projeto faz parte do programa ‘Fortaleza cidade sustentável’, que recebeu recursos da ordem de US$ 150 milhões do Banco Mundial, visando melhorar a qualidade de vida da população, com um conjunto de ações que preservem o meio ambiente e também os mananciais hídricos da cidade”, explicou o secretária Luciana Lobo.

Outro objetivo do projeto é melhorar a qualidade da drenagem da rede coletora de águas pluviais da capital cearense, a fim de evitar alagamentos durante os períodos chuvosos, uma vez que isso influencia, diretamente, na saúde das pessoas, que deixam de ter contato com águas contaminadas.

De acordo com a titular da Seuma, as equipes estão promovendo a limpeza das galerias pluviais com a utilização de um robô equipado com câmera de vídeo, que ajuda na identificação de pontos onde existe acúmulo de lixo dentro das galerias, ou ligações clandestinas de esgoto.

“De 150 quilômetros de rede coletora, já temos 95 quilômetros com o levantamento topográfico realizado e em 27 quilômetros realizados os serviços de inspeção e coleta, de onde retiramos 40 toneladas de lixo e outros dejetos. Queremos pedir à população de Fortaleza, que não seja jogado lixo nas ruas, bocas de lobo ou galerias pluviais, a fim de que esse trabalho continue sendo realizado de maneira cada vez mais intensa na cidade, beneficiando a todos”, completou Luciana Lobo.

Veja o vídeo do antes e depois:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder