tensão geopolítica
Sob liderança de Romeu Aldigueri, deputados cearenses lançam manifesto em defesa da soberania nacional
Por Aflaudisio Dantas - Em 10/07/2025 às 2:07 PM

Parlamentares de diferentes correntes políticas se juntaram ao manifesto proposto por Romeu Aldigueri Foto: Douglas Filho/Portal IN
Em resposta à recente carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos ao presidente do Brasil, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) divulgaram nesta quinta-feira (10) um manifesto público em defesa da soberania nacional e dos interesses do povo brasileiro. A proposta é de autoria do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) e de coautoria do deputado Salmito Filho (PSB).
O documento, intitulado “Manifesto em Defesa do Brasil”, foi assinado por diversos deputados estaduais de diferentes matizes ideológicas, reunindo apoio suprapartidário. No texto, os parlamentares destacam que o momento exige unidade nacional acima de divergências partidárias ou ideológicas. Eles criticam a postura do governo norte-americano, que, segundo a carta enviada em 9 de julho, ameaça impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA, além de pressionar o governo brasileiro por interferência no Poder Judiciário.
“Essa comunicação oficial não condiz com a relação diplomática pacífica que historicamente marca os laços entre Brasil e Estados Unidos”, diz o documento, que também ressalta o risco dessa medida comprometer a balança comercial, atingir a soberania nacional, e prejudicar empresas e trabalhadores brasileiros.
Segundo os signatários, o documento busca unir o Parlamento estadual em torno da defesa incondicional do Brasil. “Convido todos os parlamentares, de todas as ideologias, a publicamente assumirem o compromisso em defesa do Brasil e da sua soberania”, diz o presidente da Alece no texto.
Mais notícias
Impacto econômico




























