Índice comparativo
Sobral, Crato e Fortaleza estão entre as 20 melhores gestões do Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/08/2025 às 2:23 PM

Município de Sobral é o 1º colocado no índice ICGM/2023 do Ipece. Foto: Luiz Souza/Governo do Ceará
O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/Ipece/2023) mostrou que, dentre os 184 municípios cearenses, os 20 melhores locais ranqueados são: Sobral, Crato, Caucaia, Fortaleza, Maranguape, Tauá, Granja, Acaraú, Boa Viagem, Quixeramobim, Jijoca de Jericoacoara, Novo Oriente, Senador Pompeu, Nova Russas, Tamboril, Cariré, Jaguaretama, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Pires Ferreira.
O levantamento é realizado, a cada dois anos, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e está presente no Anuário do Ceará 2025/2026, publicação da Fundação Demócrito Rocha lançada nesta semana.
O estudo, que também está disponível na íntegra no site do Ipece, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), considera quatro áreas fundamentais da gestão pública: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. A partir dessas dimensões, foram definidos 13 indicadores que compõem a análise comparativa.
O diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Fábio Montenegro, explica que para tornar a análise mais precisa e justa, o cálculo do índice levou em conta o porte populacional dos municípios, já que fatores demográficos influenciam diretamente na administração pública.
Divisão por grupos populacionais
Os municípios foram organizados em quatro grupos, de acordo com o número de habitantes, sendo destacados os cinco melhores em cada um, formando, ao final, o ranking das 20 cidades de maior destaque na gestão municipal no Ceará.
Grupo 1: municípios acima de 100 mil habitantes (8 cidades).
Grupo 2: população entre 50 mil e 100 mil habitantes (29 cidades).
Grupo 3: população entre 20 mil e 50 mil habitantes (60 cidades).
Grupo 4: municípios com até 20 mil habitantes (87 cidades).

Lista dos 20 melhores municípios do ICGM. Fonte: Yuri Leonardo/Ascom Casa Civil
Mais notícias
Registro Natalino



























