REFERÊNCIA MUNICIPAL

Sobral é primeiro lugar em Qualidade da Educação no ranking de competitividade

Por Marcelo - Em 14/09/2022 às 8:05 PM

O município de Sobral ficou pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar em Qualidade da Educação no Brasil, segundo mostra o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove e a Seall. A cidade se consolidou como referência municipal em qualidade da educação e ainda subiu para a terceira colocação no pilar de Meio Ambiente, ficando
na 154ª posição geral do levantamento.

Sobral abriga unidade do Centro Lemann, voltada ao setor educacional            Foto: Divulgação

Sobral tem sido, há vários anos, destaque no setor educacional do Ceará, tanto que recebeu uma unidade do Centro Lemann de Lideranças para Equidade na Educação, idealizado pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Já a capital, Fortaleza, foi a mais bem colocada do Estado, na 125ª colocação geral (uma a mais do que em 2021). Contribuiu para o avanço da cidade o bom rendimento nos pilares de Funcionamento da máquina pública (10ª) e Inovação e dinamismo econômico (30ª).

O maior avanço entre as cidades cearenses no levantamento foi registrado por Quixeramobim, que pulou da 311ª para a 288ª posição. Com exceção de Fortaleza e Quixeramobim, todos os demais municípios do Ceará caíram no levantamento. Foram analisadas 13 cidades do Estado: Fortaleza, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Quixeramobim, Itapipoca, Caucaia, Pacatuba, Quixadá, Aquiraz e Maranguape.

Para a elaboração do ranking, o CLP analisa a capacidade competitiva das 415 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões – Instituições, Sociedade e Economia – consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

Os pilares são: Sustentabilidade fiscal, Funcionamento da máquina pública, Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder